Hoje passaremos algumas informações para que você veja quando sai consulta do 4.º lote de restituição de Imposto de Renda 2023.
A tão aguardada restituição do Imposto de Renda está sendo um ponto de interesse para milhões de contribuintes em todo o Brasil. Isso porque, com a liberação do terceiro lote, que beneficiou cerca de 5,6 milhões de pessoas, com um montante total de R$7,5 bilhões, os olhares agora se voltam para o quarto lote.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações para que você saiba quando sai consulta do 4.º lote de restituição de Imposto de Renda 2023.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quando sai consulta do 4º lote de restituição de Imposto de Renda 2023?
O Imposto de Renda 2023 recebeu um total de 41,15 milhões de declarações. Assim sendo, com base nos dados da Receita Federal, estima-se que 60% dos contribuintes que enviaram suas declarações têm direito a receber a restituição.
Esses valores são uma maneira de compensar os contribuintes pelo excesso de impostos pagos ao longo do ano.
Conforme mencionado acima, o terceiro lote do IR deste ano já está liberado. Desse modo, para aqueles que ainda não receberam e estão ansiosos por descobrir se estão entre os contemplados no 4.º lote de restituição de Imposto de Renda 2023, a espera está quase no fim.
Isso porque, a Receita Federal tem como previsão liberar a consulta do 4º lote o dia 24 de agosto até. Isso ocorre uma semana antes do início dos pagamentos, oferecendo aos contribuintes a oportunidade de se prepararem para receber os valores a que têm direito.
Como consultar a restituição?
A consulta do 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 é um processo rápido e simples. Desse modo, basta acessar a página oficial da Receita Federal na internet e selecionar a seção “Meu Imposto de Renda”.
Então, a partir daí, escolha a opção “Consultar a Restituição”. Essa ferramenta permitirá que os contribuintes verifiquem se estão incluídos na lista dos que merecem a restituição.
Ademais, além de conferir se estão na lista de beneficiários, os contribuintes também têm a oportunidade de realizar uma verificação mais detalhada da situação de suas declarações.
Acontece que, por meio do acesso ao extrato de processamento, disponível no ambiente virtual e-CAC, é possível identificar possíveis pendências ou informações equivocadas na declaração.
Como ocorre o recebimento das restituições?
Depois da liberação dos lotes de restituição, a RF credita os valores diretamente na conta bancária que o contribuinte informou ao fazer a declaração do IR.
No entanto, caso haja algum imprevisto e o crédito não caia na conta, existem soluções. Para isso, o contribuinte pode reagendar o recebimento dos valores por meio do Portal BB.
Além disso, também tem a opção de entrar em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004 – 0001 (capitais), 0800-729 -0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Quem recebeu a restituição no 3º lote?
Enquanto aguardamos a divulgação do 4º lote, é interessante observar a distribuição dos beneficiados no terceiro lote. Sendo assim, a segmentação se deu com base em critérios específicos, que incluem:
- Idosos acima de 80 anos: 16.536 beneficiários;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos: 95.047 beneficiários;
- Contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave: 9.740 beneficiários;
- Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério: 30.700 beneficiários;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via Pix: 3.879.049 beneficiários;
- Contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março: 1.600.964 beneficiários.
Confira o calendário completo de pagamentos
Ademais, é importante saber quando os pagamentos das restituições acontecerão. Dessa maneira, o calendário de 2023 está organizado da seguinte forma:
- 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago);
- 2º lote: 30 de junho (5.138.476 contribuintes; já pago);
- 3º lote: 31 de julho (5.632.036 contribuintes; já pago);
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Quais são os critérios de prioridade?
Por fim, os critérios de prioridade para receber a restituição são os seguintes:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- Quem utilizou uma declaração pré-preenchida e/ou optou por receber uma restituição por Pix;
- Demais contribuintes.
Agora que você já sabe quando sai consulta do 4º lote de restituição de Imposto de Renda 2023, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!