Se você possui um veículo próprio, sabe que anualmente existe um imposto que deve obrigatoriamente ser pago. Afinal, estamos falando do imposto sobre a propriedade de veículos automotores, popularmente conhecido como IPVA.
O IPVA pode ser pago de maneira integral ou parcelada. Sendo assim, por essa razão é imprescindível visualizar as regras de estado por estado, para saber qual se aplica a você. Por isso, acompanhe a seguir as informações elencadas para esclarecimentos.
Veja o que é o IPVA
Como dito anteriormente, o IPVA é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Desse modo, o seu pagamento acontece anualmente. Para isso, o estado em questão cobra uma porcentagem determinada.
Sendo ele um imposto obrigatório a ser pago anualmente, a falta de quitação do mesmo pode incidir em multas, juros e até mesmo restrição de crédito e nome sujo.
Caso você possua veículo próprio, será necessário realizar uma programação anual para se preparar para o pagamento do seu imposto.
Se você não faz ideia de como o cálculo dele é organizado, saiba que dependendo do estado pode ser cobrada uma taxa entre 1% a 6% do valor total do seu veículo, de acordo com a tabela Fipe daquele ano.
De qualquer forma, o ideal é verificar com a Secretaria de Fazenda do seu estado a porcentagem solicitada. Assim como, saber qual é a porcentagem aplicada ao seu veículo. Confira como acontece o pagamento do IPVA RJ 2023, a seguir
Como o IPVA RJ 2023 pode ser pago?
Então, existe a possibilidade de efetuar o pagamento do seu IPVA RJ 2023 de duas formas: realizar o parcelamento do imposto ou pagar através de uma cota única. Geralmente, a cota única possui um desconto maior, podendo chegar em alguns estados a 9%.
Porém, se você não está preparado e programado para efetuar o pagamento integral em cota única, existe a possibilidade de efetuar o parcelamento em determinado número de parcelas s e, em algumas das vezes, com descontos.
Em alguns estados, pode-se obter o parcelamento em 3 vezes sem a inclusão de juros. Se ultrapassar essa quantidade, a partir daí há o acréscimo no valor total.
Vale ressaltar, que a falta do pagamento implica diretamente na inserção de juros, multa e até mesmo na negativação do nome.
Como conseguir a isenção do IPVA?
Em alguns estados é possível conseguir a isenção do IPVA. Contudo, é importante que o proprietário do veículo tenha atenção a algumas questões, antes de solicitar o pedido.
No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, as pessoas que possuem carros com mais de 15 anos de fabricação, automaticamente estão 100% isentos do pagamento do IPVA. Isto é, para este ano, carros de ano 2007 ou mais antigos já estão liberados.
Além disso, pessoas com deficiência física em todo o território nacional que possuam veículos com o valor de até 70 mil reais possuem isenção de 100%. Desse modo, fique atento às regras de IPVA do seu estado. Logo abaixo você verá todas as informações sobre o pagamento da segunda cota do IPVA Rio de Janeiro 2023.
Quando pagar a segunda cota do IPVA RJ 2023
Existem datas de pagamentos variados para quem que possui seu veículo próprio e obrigatoriamente deve pagar o IPVA Rio de Janeiro 2023.
A regra para quem realizou o pagamento em cota única ou resolveu parcelar em até 3 vezes, começou com o final de placa 0 com pagamento iniciando com a data de vencimento no dia 23 de janeiro.
Enquanto, para quem possui final de placa 1, o pagamento foi no dia 24 de janeiro. Assim, continua a sequência até o final de placa 9 com a data de vencimento ajustada para o dia 3 de fevereiro.
Confira calendário de pagamento do IPVA RJ 2023
Já para quem resolveu realizar o pagamento, a parcela subsequente, ou seja, a segunda cota do IPVA Rio de Janeiro, tem vencimento desde o dia 23 de fevereiro ao dia 13 de março.
Sendo assim, os proprietários de veículos com a placa de final zero devem realizar o pagamento no dia 23 de fevereiro. Na sequência, placas com final 1, no dia 24 de fevereiro, com o final 2 para o dia 27 de fevereiro, com o final 3, no dia primeiro de março, com o final 4 para o dia 2 de março e com o final 5 dia 3 de março.
Seguindo, as placas com final 6, a data de vencimento é no dia 6 de março. Já com o final 7, o vencimento será no dia 8 de março. Então, placa com o final 8, será no dia 9 de março. Fechando a sequência, proprietários de veículo com final 9, será no dia 13 de março.
Por isso, fique atento para realizar o pagamento de maneira correta e evitar a inclusão de multa e juros nos seus boletos.
Vale ressaltar que no estado do Rio de Janeiro, o proprietário deve emitir a guia de pagamento pelo site do Banco Bradesco. Então, caso possua dúvidas a respeito do assunto, entre em contato com a agência bancária mais próxima a você.