É crucial realizar uma extensa pesquisa em um mercado antes de entrar nele. O tamanho do mercado consumidor também é um fator essencial para pensar. Dados do IBGE afirmam que 19% da população brasileira usa óculos, que representa cerca de 34 milhões de pessoas. Por isso que hoje, indicaremos por que investir em franquia de óculos.
O mesmo estudo realizado pelo IBGE constatou que 104 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, tornando a indústria de oftalmologia uma oportunidade de negócio lucrativa.
Por que investir em uma franquia de óculos
Apresentamos na sequência, algumas razões que justificam o investimento em uma franquia de óculos:
O mercado de franquias de ótica está em pleno crescimento
Como a maioria dos brasileiros tem necessidade de utilizar lentes corretivas, a indústria ótica está em constante expansão e acolhe novos empreendedores. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), o setor faturou mais de R$ 193 bilhões em 2022, que representa um aumento de 8,9% em relação ao ano anterior.
A demanda por óculos de alta qualidade continua a crescer, tornando o setor de varejo óptico uma ótima opção para empreendedores que buscam entrar no setor de franquias.
Além disso, é possível incrementar a franquia de óculos com a opção de aumentar o ticket de venda, incluindo acessórios e óculos de sol. Visto que muitos clientes não gostam de rodar muito, e ter esses produtos a disposição ajudam bastante a complementar as vendas.
Como sequela da Covid 19, houve aumento de problemas de visão
O aumento do uso de dispositivos eletrônicos causados ??pela pandemia de Covid-19 tem contribuído para as pessoas terem mais dificuldade de enxergar com clareza.
De acordo ao relatório #VisãodeFuturo: A Saúde Ocular em Tempos de Coronavírus, realizado por pesquisadores oftalmologistas portugueses e espanhóis, apontam que houve diminuição de 78% da qualidade visual de toda a população.
Este aumento de problemas de visão, especificamente, estabelecidos como sequela da Covid 19, aumentou também a necessidade de compra de óculos pela população mundial, e não somente do Brasil.
O setor de franquias de Saúde, Beleza e Bem-estar está em alta no Brasil
Segundo o relatório divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2022, o setor de saúde, beleza e bem-estar teve um aumento de 21,5% no faturamento em relação ao mesmo período de 2021. Sendo assim, tornando-se o setor com o segundo maior crescimento do setor de franquias.
E com as franquias de óticas não diferiu, afinal, a demanda está em alta, e o crescimento do setor acompanha as necessidades da população. Constata-se também, que com a abundância de franquias de óculos existentes, a concorrência é forte, e o cliente ganha muito se pesquisar direito.
A preocupação coma saúde ocular é constante entre os brasileiros
De acordo com pesquisa realizada pela Johnson & Johnson, 64% dos brasileiros se preocupam com a saúde ocular, o que se reflete na demanda por bens e serviços relacionados, como óculos graduados.
O que se percebe é que existe uma grande preocupação dos pais, em relação à qualidade de visão dos filhos, principalmente após o período pandêmico, em que as escolas voltaram a atuar presencialmente. Muitas vezes, as crianças com redução de visão, apresentam grandes dificuldades para aprender na escola.
Assim, o brasileiro está se tornando cada vez mais consciente da saúde, e essa preocupação se estende naturalmente aos olhos. Desta forma, muitas franquias de óculos, estão realizando treinamentos específicos em seus colaboradores, para atender às novas necessidades de seus clientes.
Normalmente quando existe a procura por um óculo, é preciso que o colaborador saiba identificar aquele que mais se adéqua ao tipo de rosto, e que atende as vontades e gostos dos clientes.
É um modelo de negócio mais enxuto
O modelo de negócio de ótica é mais enxuto para administrar, sendo necessária a contratação de poucas pessoas, e os investimentos iniciais, muitas vezes se enquadram no orçamento dos empreendedores.
Pode ser aberto em diversos modelos de negócio como lojas, quiosques, pontos de venda e serem instalados em diferentes locais. Por isso, é essencial ser bem estudado o local de implantação, para ter bastante circulação de pessoas.
Outra boa opção, é abrir a unidade de franquia próximo a estabelecimentos médicos, principalmente em locais em que existem consultórios de médicos oftalmologistas. Pois bem sabemos, que ao sair do consultório médico, em que receitaram um óculo de grau, é intuitivo do ser humano, parar e pesquisar no primeiro lugar que encontrar a venda de óculos.
É a necessidade aliada com a conveniência. Dessa forma, quem não está enxergando bem, quer rapidamente resolver o seu problema, e voltar a enxergar com toda a plenitude.