O Tribunal de Justiça de Minas Gerais já enviou a proposta do seu novo processo seletivo para a banca organizadora, que está em definição e deve contar com gestores especializados. Logo, os detalhes iniciais do concurso TJMG acabaram sendo amplamente divulgados. Portanto, o que costuma gerar expectativas entre os candidatos.
A definição efetiva, então, está ocorrendo por processo de licitação e não possui um prazo publicado para o seu término. Na verdade, o que resta é esperar novas informações, porém já se tem um compilado de informes baseado nas últimas notícias.
Confira os detalhes iniciais do concurso TJMG
De acordo com o projeto básico, as vagas serão destinadas a apenas dois tipos de profissionais. Pois, são aqueles em que os seus setores estão com mais carência de servidor, aliado ao fato de que a influência orçamentária e de verbas interfere diretamente nessas decisões.
Nesse canário, o número de vagas ainda está para ser definido. Desse modo, só deve ser descoberto a partir da publicação do edital no Diário Oficial da União, a principal fonte de notícias a respeito das mais distintas seleções. Porém, independentemente do quantitativo, sabe-se que serão os cargos de oficial Judiciário e de Comissário da Infância e Juventude aqueles contemplados pelo processo.
Ainda, dentre os detalhes iniciais do concurso TJMG, é preciso lembrar que o número de vagas não diz respeito necessariamente a uma contratação imediata. Na maioria das vezes, um percentual é dedicado para a formação do cadastro reserva. Em suma, os candidatos esperam pela convocação nos meses ou anos seguintes.
Atribuições do concurso TJMG
Aqui, as atribuições de cada especialidade são fundamentadas na Resolução nº 953, de 18 de dezembro de 2020. Assim, seguem como um informe de grande importância para os candidatos construírem uma noção sobre a carreira desejada.
Oficial Judiciário
Primeiramente, sabe-se que para assumir esse cargo, é necessário ser portador do diploma de ensino médio completo, com o documento reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação. Com isso, o aprovado pode ingressar inicialmente como pertencente à Classe D.
Logo, muitas atribuições relevantes serão direcionadas para esse profissional, a saber: exercer tarefas de apoio judiciário e administrativo, catalogar e analisar processos judiciais e administrativos, dar suporte ao magistrado em audiências e sessões ordinárias e redigir matérias referentes à sua área de atuação.
Além do mais, seguindo os detalhes iniciais do concurso TJMG, o Oficial Judiciário deverá encontrar maneiras de subsidiar a movimentação de processos e serviços. Assim como se integrar a comissões organizacionais e substituir, quando preciso, o seu superior, principalmente em casos de afastamento.
Comissário da Infância e da Juventude
Da mesma forma, as exigências de escolaridade também contemplam o nível médio, minimamente, e insere o profissional na Classe D da carreira. Aqui, no entanto, as atribuições são diferentes e requerem outras habilidades laborais.
Com isso, têm-se as seguintes funções: auxílio no preparo de processos e medidas preliminares a respeito de decisões judiciais relativas a crianças e adolescentes, identificação, com necessidade de lavrar, dos autos de infração que violam as normas de proteção ao grupo populacionais em questão e fiscalização da aplicabilidade das normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para mais, de acordo com as informações atuais, também será atribuição do Comissário dar suporte para a manutenção de antigos e novos cadastros para acolhimento familiar ou institucional. Assim como, fazer cumprir as decisões sobre segurança física e moral. Por fim, também substituir a chefia quando a mesma estiver impedida ou afastada e participar ativamente de grupos de trabalho.
Inscrições
De acordo com os detalhes iniciais do concurso TJMG, é estimado que mais de 137 mil candidatos se inscrevam para o processo seletivo e realize a prova como concorrentes. Aliás, esse número tem relação com os últimos dados de outras seleções aplicadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Apesar do período ainda não estar definido, a taxa de inscrição já foi divulgada e contará com um valor de 90 reais para todos os participantes.
Prova objetiva
Por fim, também é de conhecimento público as matérias que serão cobradas na prova objetiva. Aliás, a qual será composta por 80 questões de múltipla escolha e terá um caráter classificatório e eliminatório.
Com isso, têm-se a seguinte divisão: 25 perguntas referentes à disciplina de língua portuguesa, 25 sobre noções de direito. Além disso, terá 20 questões sobre conhecimentos específicos, 5 para informática e mais 5 para os conteúdos de raciocínio lógico.