A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quinta-feira (6) que seus clientes poderão usar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de uma passagem aérea. O sistema vai funcionar por meio de uma parceria da companhia com o Banco Digio, o banco digital do Bradesco.
Esta opção de compra da passagem aérea com o dinheiro do FGTS, no entanto, não estará disponível para todos os clientes. O plano é liberar esta possibilidade apenas para os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário. Além disso, o cliente também precisa autorizar o Banco Digio a acessar as suas informações financeiras.
O sistema de compra de passagens aéreas só será válido para os casos das passagens que forem compradas exclusivamente no app oficial da Azul.
Como vai funcionar a compra pelo saque-aniversário
Ao realizar a compra pelo app da Azul, o consumidor terá que escolher a opção de compra pelo saque-aniversário. O pedido, no entanto, terá que ser avaliado pela Caixa Econômica Federal. A instituição vai verificar se o cidadão está apto ou não ao pagamento.
Este processo de análise pode durar até 24 horas. Logo depois, o cliente será informado através do seu e-mail a situação do seu status de análise. Ele também poderá conferir este status através da seção “Minhas Viagens” no aplicativo da Azul.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho elogiou a medida. “São inovações como esta que auxiliam as pessoas a viajar com mais frequência e incluem mais brasileiros no transporte aéreo. Ampliar a movimentação nos voos é importante para ajudar o crescimento da economia e aproximar as pessoas”, disse ele.
Saque-aniversário pode estar chegando ao fim
O saque-aniversário uma modalidade de retirada do dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O trabalhador que opta por este sistema, passa a ter o direito de sacar ao menos uma parte da quantia todos os anos, sempre no mês do seu nascimento, ou nos dois meses imediatamente seguintes.
Mas o fato é que este sistema pode estar com os dias contados. Nesta semana, o governo federal conseguiu a liberação do Conselho Curador do FGTS para dar início ao empréstimo consignado pela Carteira de Trabalho Digital. A proposta foi aprovada nesta terça-feira (4), e pode ter aberto o caminho para o fim do saque-aniversário.
“O ministro [Luiz Marinho] estuda enviar ao Congresso um projeto com mudança no saque-aniversário, criando essa possibilidade. Essa mudança no sistema seria, em caso de aprovação da mudança na lei, o sistema já ter essa funcionalidade”, afirma o Ministério do Trabalho e Emprego em nota enviada à imprensa.
Em caso de aprovação, o saque-aniversário poderia ser substituído pelo consignado para pessoas que atuam no setor privado. A mudança divide opiniões. O fato é que esta foi a maneira encontrada pelo governo federal para acabar com o saque-aniversário, criado ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Voa Brasil
O Voa Brasil, programa do governo que promete liberar passagens mais baratas para boa parte dos cidadãos brasileiros, ainda não decolou. Inicialmente, o plano era lançar o projeto no primeiro semestre do ano passado. Logo depois o prazo passou para o segundo semestre, e para os meses de janeiro e fevereiro deste ano de 2024. Até agora, nada foi lançado.
O Ministério reconhece a demora no processo de lançamento, e argumenta que precisou tomar um tempo maior para conseguir identificar todos os CPFs de pessoas que estão aptas a fazer parte do programa social.
Empresas como Gol, Latam e a própria Azul já confirmaram que devem participar do programa do governo federal, e já adiantaram que deverão disponibilizar cerca de 5 milhões de passagens para todas as regiões do país.