Foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (31) o novo app do Cadúnico. Em um evento que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Governo Federal divulgou mais detalhes sobre as funcionalidades do aplicativo e como ele pode alterar a relação do cidadão com os programas sociais do Planalto.
Uma das funcionalidades que mais vem chamando atenção é a questão do autocadastramento no Cadúnico. De acordo com o Governo Federal, a partir de agora, o cidadão pode usar o app para entrar nesta lista do poder executivo. Até agora, o cidadão só podia realizar todo o processo de forma presencial.
Segundo o Governo Federal, o procedimento que acontecerá no app não é, de fato, um cadastramento completo. A ideia é que o cidadão use o aplicativo apenas para inserir as primeiras informações sobre a sua família e consiga iniciar o processo de entrada. A confirmação dos dados ainda precisa acontecer de forma presencial.
De acordo com o Governo, a prática em questão ajudará a diminuir as filas presenciais em postos do Cadúnico e de Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Isso porque as pessoas poderão realizar boa parte do processo de entrada nesta lista diretamente dos seus celulares, sem precisar sair de casa.
O novo aplicativo do Cadúnico já está oficialmente disponível para download. A aplicação pode ser baixada para os sistemas Android e iOS. Para baixar o app, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular. Ele é gratuito e não cobra nenhum tipo de taxa extra depois de instalado no celular.
Não quero baixar o app
De acordo com o Governo Federal, ninguém é obrigado a baixar o aplicativo. Quem já tem Cadúnico, pode seguir acompanhando a solicitação pelos mesmos meios de sempre. Não há nenhuma mudança neste sentido.
Quem ainda não está nesta lista, mas quer entrar, também não é obrigado a fazer o download. Segundo o Governo, se o cidadão quiser, ele pode seguir realizando todo o processo de entrada pelo CRAS.
Eu já tenho Cadúnico
Quem já tem Cadúnico pode baixar o app para acompanhar outras funcionalidades. Entre outras coisas, o app permite que o cidadão confira a situação das suas informações básicas que estão inscritas por lá.
Nos últimos meses, alguns usuários reclamavam de possíveis dificuldades para acessar as informações em questão. Com o app, o objetivo do Governo é justamente facilitar o processo de consulta.
Por que preciso entrar?
O Cadúnico é a principal forma de entrada para programas sociais no Brasil, hoje. De acordo com o Governo Federal, é essa lista que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade no país.
Vários dos principais projetos sociais existentes no país hoje exigem inscrição no Cadúnico. É o caso, por exemplo, do Auxílio Brasil e também do vale-gás nacional. Juntos, esses programas atendem pouco mais de 18 milhões de pessoas.