Veja como estudar redação para concursos com poucos minutos ao dia

Confira como fazer uma boa redação com essas dicas

A redação é parte do processo de seleção em um concurso público e muitas pessoas têm dificuldades nessa parte. Principalmente, pela falta de tempo em estudar gramática e todos os tópicos necessários para uma redação.

Além disso, tem-se visto que a prova discursiva, ou seja, a redação, tem feito bastante diferença na nota final. Pois, tão importante quanto a prova objetiva, a redação também pode te tirar da lista de espera. É claro que isso irá variar de acordo com cada processo seletivo. Mas, é impossível negar que um texto muito bem produzido é um diferencial.

Por exemplo, a banca avaliará o quanto você domina o assunto que foi proposto pelo tema. Além disso, testará a sua capacidade de argumentar e de posicionar o seu ponto de vista. Não menos importante, o domínio da norma culta da língua portuguesa também é um ponto de avaliação. Portanto, elas possuem um caráter classificatório ou eliminatório.

Todavia, de fato não existe uma fórmula mágica que irá fazer você tirar 10 em uma redação. Mas, existem formas para o aperfeiçoamento que podem ser feitas em poucos minutos ao dia!

1. Atualize-se para estudar redação para concursos

Alguns cursos preparatórios pregam que a redação deve ser um dos conteúdos que requer maturidade. Ou seja, não deve ser já a primeira disciplina a se estudar, mas sim quando estiver maduro na matéria de atualidades. Assim, você poderá ter maior esclarecimento sobre os temas e poderá produzir a redação com grande potencial.

Pois, quem conhece um assunto, naturalmente tende a falar ou escrever sobre ele de forma confortável. Assim, o próximo passo será a estruturação do texto. De qualquer maneira, atualizar-se não leva muito tempo. Na verdade, você pode fazer isso durante os intervalos. Assim, você pode baixar um aplicativo de notícias confiável e visitá-lo sempre que possível.

2. Cronometre o tempo

No geral, os concursos públicos estimam um tempo de aproximadamente 60 minutos para produção de um texto. Além disso, a maioria requer um número mínimo e máximo de linhas a serem preenchidos. Portanto, você deverá verificar as condições impostas pela banca através do edital. Assim, a primeira dica para estudar para redação em um concurso é treinar. Todavia, não é necessário que você fique horas tentando escrever uma redação. Aqui, você deverá estipular o tempo e deixar as ideias fluírem. Assim, conseguirá estudar de forma eficiente e rápida, bem como treinar para a prática. Pois, como foi visto, as bancas não disponibilizam muito tempo para a produção de texto.

3. Rotina de leitura para estudar redação para concursos

Entender o tema e seguir seu comando é o primeiro desafio na construção de uma redação. Assim, a sua capacidade de interpretação deve estar aguçada, para não haver fuga. Para facilitar, uma dica é: coloque o tema como uma pergunta.

Dessa forma, é mais fácil dar uma resposta quando se tem um questionamento. Além disso, outra dica importante para a interpretação de textos é a leitura. Logo, você pode estabelecer um horário para ler. Por exemplo, 10 minutos de leitura antes de dormir, ou durante o café da manhã.

4. Estrutura pronta

O texto muitas vezes requer a criação de tópicos para facilitar o desenvolvimento das ideias que deseja transmitir. Mas, cuidado! Algumas bancas exigem um modelo único de redação, por exemplo, a banca CESPE. Portanto, tenha sempre o seu amigo edital como guia.

De qualquer maneira, criar tópicos associados ao que será discutido é fundamental. Por exemplo, você pode determinar um parágrafo para introdução, dois para discussão e um para conclusão. Dessa maneira, sempre que você for fazer uma redação já sabe o que ela precisará conter. Logo, otimizará o seu tempo durante os estudos.

5. Gramática na mão ao estudar redação para concursos

Os argumentos são a chave, mas é necessário que estejam claros e bem conectados. Para isso, eles devem estar interligados através de palavras conectivas. Ou seja, um pouco da gramática agora… você deverá utilizar-se de palavras como “portanto, além disso, todavia”.

Para estudar a gramática em uma redação não é difícil. Primeiro, caso siga a dica de leitura, isso ficará muito mais fácil e você já estuda duas coisas ao mesmo tempo. Porém, existem professores da língua portuguesa que possuem canais no YouTube ou no Tiktok. Assim, você pode segui-los e estudar gramática de uma forma rápida e fluida.

6. Caligrafia

Além de tudo isso, a caligrafia é uma parte importante para a compreensão do texto. Felizmente, você poderá treiná-la ao longo do dia sempre quando escrever algo. Dessa maneira, treinará para uma redação sem perceber.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.