Quando se perde um documento importante como o CPF e o RG, um grande transtorno pode ser caudado, tanto pelo fato de que criminosos podem utilizar os dados para aplicar algum golpe, quanto pela necessidade, na maioria dos casos, em emitir uma segunda via do registro.
Entretanto, em casos de roubo, o cidadão pode fazer um boletim de ocorrência para que obtenha a gratuidade na emissão de uma segunda via. Isso vale tanto para o CPF quanto para o RG.
Como fazer um Boletim de Ocorrência?
É possível fazer um boletim de ocorrência por roubo de documentos de forma 100% online. Basta:
- Entrar no site da delegacia do seu estado; e
- Selecionar o tipo de Ocorrência. Aqui, é necessário selecionar a ocorrência de Furto ou Perda de documentos. Todavia, é importante ressaltar que caso marque a opção de perda de documento é possível que não receba a gratuidade na segunda via, somente em alguns casos específicos a bonificação é liberada;
- Na sequência, preencha os formulários e aguarde chegar uma mensagem no seu e-mail;
- Quando a mensagem chegar, clique sobre o link e imprima o seu boletim de ocorrência.
Para finalizar o procedimento, compareça até uma a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou Poupatempo com os seus documentos pessoais e solicite a segunda via do RG ou CPF. Com a apresentação do boletim, a emissão será gratuita.
Primeira via do CPF e RG
A emissão da primeira via do CPF e do RG é totalmente gratuita, independente de faixa etária ou sexo. Caso você ainda não tenha se registrado, basta ir até a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou Poupatempo com a sua certidão de Nascimento para obter os demais documentos.
Perdi meus documentos, posso ter a 2ª via de graça?
Caso você tenha perdido os seus documentos, a segunda via só será emitida de forma gratuita nos seguintes casos:
- Mediante declaração de pobreza, através do Número de Inscrição Social;
- Ser um homem maior de 65 anos;
- Ser uma mulher com mais de 60 anos;
- Estar desempregado há, no mínimo, 3 meses.
Enquadrando-se em um desses requisitos, basta separar a sua Certidão de Casamento ou Nascimento e se dirigir até a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou até o Poupatempo para tirar a segunda via do documento.
RG Digital já está liberado
O Governo Federal anunciou no início deste ano a liberação da emissão do novo RG. As mudanças realizadas no na nova Carteira de Identificação Nacional proporcionam mais praticidade e segurança para os cidadãos. Algumas das maiores alterações se tratam da junção do número do CPF ao RG e liberação do RG digital.
Entretanto, apesar do RG digital já ter sido disponibilizado desde agosto deste ano, não são todos os estados do país que já se habituaram ao novo recurso. Portanto, nem todos os brasileiros podem ter acesso até o momento.
Quais estados já estão emitindo o novo documento?
O novo documento já pode ser emitido e baixado no celular nos seguintes estados:
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Pará;
- Alagoas;
- Paraíba.
Como instalar o novo RG?
A princípio, para baixar o RG Digital, é necessário que a nova versão do documento físico seja emitida. No entanto, como já mencionado, nem todos os estados já habilitaram a nova versão.
Confira por onde baixar o aplicativo:
- São Paulo: Baixe no seu celular Android ou iOS;
- Rio de Janeiro: Baixe no seu celular Android ou iOS;
- Distrito Federal: Baixe no seu celular Android ou iOS;
- Goiás: Baixe no seu celular Android ou iOS;
- Pará: Baixe no seu celular Android ou iOS;
- Paraíba: Baixe no seu celular Android ou iOS;
- Alagoas: Baixe no seu celular Android ou iOS.
Após o download, o cidadão deve seguir o passo a passo do aplicativo e escanear QR Code, que fica no documento físico, tirar uma foto selfie e criar seu cadastro para utilizar a versão digital do documento.