O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um dos documentos mais importantes para os cidadãos brasileiros. O documento é utilizado para inúmeros fins por ser uma espécie de bancos de dados gerenciado pela Receita Federal.
Caso o documento seja roubado, furtado ou perdido, é possível tirar uma segunda via. Vale lembrar que o cartão azul não é mais liberado, agora, o CPF é emitido no formato digital.
O procedimento de emissão do CPF deve ser realizado através do aplicativo CPF Digital, disponível para Android e iOS. No caso daqueles que não declararam o Imposto de Renda Pessoa nos últimos dois anos, será necessário acessar o site da Receita Federal para conseguir o comprovante.
Já na situação dos cidadãos que apresentaram a declaração do Imposto de Renda em pelo menos um dos últimos dois anos em exercício, há a opção de entrar no portal eCac. Basta fazer o login e informar o código de acesso do gov.br.
Contudo, caso tenha perdido ou esquecido o número do CPF, o indicado é tentar encontra-lo em um outro documento que normalmente ele é impresso, como RG e CNH, por exemplo. Outra opção é fazer uma consulta por e-mail. Confira o endereço abaixo segundo o estado em que mora:
Qualquer cidadão residente no Brasil ou no exterior pode ter o CPF. Além disso, não há idade mínima para a emissão do documento, os recém-nascidos, por exemplo, já podem ter a inscrição ativa no banco de dados.
Vale lembrar que o CPF possui um número único para cada cidadão, sendo impossível ter alguém com os mesmos dígitos. Confira a documentação necessária para tirar o documento a seguir:
Para pessoas com 16 a 17 anos de idade é preciso:
Para menores de 16 anos de idade é preciso:
Para os demais casos de representação legal: