Conseguir economizar energia no inverno é um grande desafio para muitos brasileiros. Com a conta de luz vindo cada vez mais alta, o frio pode se tornar um vilão das economias. Afinal, normalmente, as pessoas podem acabar usando o aquecedor e o chuveiro em potência máxima, resultando em um consumo energético cada vez maior.
A boa notícia é que existem estratégias que podemos colocar em prática para tentar barrar os custos de tais equipamentos e hábitos diários. Veja mais informações no decorrer deste conteúdo!
Como economizar energia no inverno? Veja dicas simples!
Pequenas mudanças no cotidiano já podem ser o suficiente na hora de economizar energia no inverno. Mudanças na temperatura da geladeira, banhos mais rápidos e até mesmo o uso de cortinas mais pesadas contribuem para que a conta de luz, no fim do mês, não venha tão “assustadora” para os moradores. Saiba mais:
1. Atente-se à temperatura da sua geladeira
Muitas pessoas mantêm a temperatura da geladeira na mesma que mantinham durante o verão. Porém, no inverno, manter a temperatura muito baixa no refrigerador é apenas uma forma de gastar mais energia. Portanto, ao invés de deixar a sua geladeira na potência máxima, considere a possibilidade de aumentar a temperatura, fazendo com que o equipamento acabe consumindo menos energia para manter o seu trabalho.
2. Diminua o tempo de banho
Não é segredo para ninguém que o tempo que passamos no banho pode aumentar drasticamente o consumo de energia elétrica. Sendo assim, é muito importante que você e toda a sua família se conscientizem quanto a isso. O banho pode até ser mais quentinho e a potência do chuveiro pode ser mais alta, porém, o tempo debaixo da água deve ser reduzido para tentar equilibrar os custos ao máximo.
3. Isole a sua casa com cortinas para evitar a saída de calor
Uma medida que pode contribuir na hora de economizar energia no inverno é o fato de, simplesmente, impedir a saída de calor. É o caso de usar cortinas mais pesadas, aderir a tapetes que mantenham um maior isolamento térmico, etc. Dessa forma, a casa ficará automaticamente mais aquecida, o que resultará em um menor uso de aquecedores.
4. Faça a manutenção regular de equipamentos
Se você optar por usar algum tipo de aquecedor, lembre-se de fazer uma manutenção preventiva no equipamento. Muitas vezes, por passar tanto tempo guardado, o aparelho pode sofrer danos causados pelo tempo, clima, poeira, etc. Por isso, é importante verificar se está tudo funcionando adequadamente para, assim, poder usá-lo sem que ele precise consumir muita energia para manter a sua funcionalidade em dia.
5. Use água quente na pia fechada
Ao invés de aderir ao uso de uma torneira elétrica, experimente fechar o ralo da sua pia e enchê-la com água aquecida no fogão. Dessa maneira, você conseguirá lavar a louça sem passar frio e, ainda, poderá economizar energia no inverno. Afinal, uma torneira elétrica pode consumir bastante energia e aumentar consideravelmente os seus custos. Fique atento a essas dicas e boa sorte nas suas economias de inverno!