Veja como consultar resultado da perícia médica do INSS

Veja como consultar resultado da perícia médica do INSS

INSS realizou algumas mudanças no processo de divulgação deste resultado da perícia médica. Veja como fazer essa consulta da maneira correta

Quem fez uma perícia médica no INSS, só quer saber de uma coisa: o resultado. Afinal, o cidadão vai ou não vai poder receber o dinheiro do benefício? Até por isso, essa é uma das informações mais procuradas no site do instituto. Este ano, eles decidiram mudar a forma de divulgação, concentrando tudo no app Meu INSS e no telefone 135.

Então a maneira mais segura de saber esse resultado é consultando um desses dois canais. O Meu INSS pode ser acessado no app ou mesmo no site gov.br/meuinss. Caso não tenha uma senha, o cidadão vai precisar criar uma. Logo depois de entrar no site com esse login, o cidadão vai seguir o passo a passo.

Em alguns casos, o cidadão vai poder ver esse resultado na tela inicial do aplicativo ou do site. Então basta inserir o e-mail e a senha e esperar para saber logo na sequência se a aprovação aconteceu de fato. Normalmente isso acontece quando a consulta em questão for feita alguns dias depois da perícia.

Mas quando esse resultado não aparece na tela inicial, não há com o que se preocupar. Basta ir até a seção “Resultado do Benefício por Incapacidade”. Essa opção estará dentro do menu “Outros Serviços”. Normalmente ele está em destaque como uma das opções mais buscadas.

Há casos em que a decisão ainda não foi tomada. Aí vai ser preciso esperar mais um pouco. No entanto, o mais provável é que eles informem qual foi a decisão. Então eles dirão se o pedido foi concedido ou indeferido. Dessa forma, o cidadão saberá se vai poder receber o benefício em questão ou não.

“Nenhum benefício encontrado”

Alguns segurados afirmam que aparece a mensagem “Nenhum benefício encontrado” quando se faz a consulta da perícia. Casos assim não são tão comuns, mas podem acontecer. Também há uma solução para essas situações.

Normalmente isso acontece quando há alguma pendência no cadastro do cidadão. Se a mensagem persistir mesmo depois das 21h do dia da perícia então essa pessoa precisa ligar para o número 135. É por esse canal que ele vai resolver a situação.

Basta informar portanto que precisa fazer um acerto pós-perícia e explicar a situação para o atendente dessa central telefônica. Neste momento, esse funcionário vai explicar quais são as pendências e vai orientar como proceder para resolver isso.

Fila para perícia

De acordo com as informações oficiais, quase meio milhão de pessoas estão neste momento na fila para realizar a perícia do INSS. São brasileiros que estão esperando para passar pelo processo em questão.

Isso é um grande problema para esses brasileiros. É que boa parte deles passou por um afastamento do trabalho justamente por causa da doença. Na prática, portanto, eles não estão recebendo nem o salário da empresa e nem o dinheiro do benefício do INSS.

A direção do Instituto afirma que está trabalhando para tentar resolver essa situação. Eles não descartam a criação de mais programas de metas para os funcionários e a criação de concursos públicos para contratar mais trabalhadores para o INSS.

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