Veja as vantagens de recorrer de multa de trânsito
Saiba como recorrer corretamente e salvar seu orçamento
Recorrer de multa de trânsito pode parecer um processo complicado e burocrático, mas é fundamental para garantir a defesa dos direitos dos condutores. Ademais, essa atitude pode oferecer várias vantagens em casos em que a autuação foi indevida.
Desse modo, reunimos algumas das principais informações sobre esse tema, para que você saiba quais as vantagens de recorrer de multa de trânsito e como fazer isso. Então, acompanhe a leitura até o final e confira!
Veja as vantagens de recorrer de multa de trânsito
Assim como visto, recorrer de multa de trânsito pode dar muitas vantagens para quem sofreu a autuação de maneira indevida.
Dessa forma, confira abaixo algumas das principais vantagens que você pode ter ao recorrer de uma multa:
1. Preservação da pontuação na CNH
Primeiramente, a maior vantagem de recorrer de multa de trânsito é a possibilidade de preservar a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque, ao contestar uma infração, o motorista tem a chance de reverter a penalidade. Desse modo, evitando o acúmulo de pontos, o que resulta na suspensão do direito de dirigir.
2. Redução de gastos
Ademais, outra vantagem de recorrer de uma multa é a oportunidade de redução de gastos. Aliás, isso ocorre porque ao recorrer de uma multa, o motorista evita o seu pagamento e possíveis taxas administrativas.
Além disso, ao manter a pontuação na CNH, o condutor também previne o aumento do valor do seguro do veículo.
3. Preservação da boa reputação
Recorrer de multa de trânsito também é importante para preservar a boa reputação do motorista. Visto que ter uma infração em seu histórico gera desconfiança por parte de empregadores. Assim como, dificulta a obtenção de um emprego que exija a habilitação para condução de veículos.
Além disso, a reputação de bons motoristas é um fator que as seguradoras levam em consideração na hora de estabelecer o valor do seguro.
4. Já punido injustamente
A aplicação de multas de forma equivocada é muito comum, devido a erros de identificação ou interpretação, por exemplo. Dessa forma, ao recorrer de uma infração, o motorista tem a oportunidade de provar sua inocência, apresentando evidências que demonstrem a injustiça da penalidade. Assim, é possível evitar a aplicação de uma punição indevida.
5. Garantia do direito à ampla defesa
Ademais, o ato de recorrer de multa de trânsito garante ao condutor o direito à ampla defesa. De acordo com a legislação, todos têm o direito de apresentar argumentações. Assim como, exibir provas a fim de contrapor as acusações e justificar a inexistência ou a falta de culpabilidade.
6. Conhecimento das leis de trânsito
Muitos não sabem, mas recorrer de multa também é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre as leis de trânsito. Isso ocorre porque ao contestar uma infração, o motorista precisa entender e argumentar sobre os detalhes legais da legislação aplicada.
7. Possibilidade de anulação da multa
Por fim, a maior vantagem de recorrer de multa de trânsito é a possibilidade de anulação da infração. Se o motorista obtiver a aceitação da defesa apresentada, a penalidade será cancelada e o motorista não precisará pagar a multa, além de não ter sua pontuação afetada.
Como recorrer de multa de trânsito?
Agora que você já viu as vantagens de recorrer de multa é hora de descobrir como fazer isso. No entanto, recorrer de multa de trânsito pode ser um processo cansativo e estressante para muitas pessoas.
Contudo, é importante conhecer o passo a passo para ter chances de sucesso nesse recurso para garantir os seus direitos e evitar pontos na carteira de habilitação, além do pagamento de altas taxas.
Por isso, confira abaixo como recorrer de multa de trânsito corretamente:
1. Leia a notificação com atenção
O primeiro passo para recorrer de uma multa de trânsito é ler atentamente a notificação. Para isso, verifique todos os detalhes, como data, hora, local da infração e o motivo da autuação.
2. Reúna as provas
Após analisar a notificação, o próximo passo é reunir todas as provas que possam comprovar a sua inocência. Pode ser desde fotos que evidenciam uma sinalização incorreta, até testemunhas que possam confirmar a sua versão dos fatos.
3. Redija uma carta de recurso
Ademais, com as provas em mãos, é necessário redigir uma carta de recurso, explicando claramente o motivo pelo qual discorda da multa.
4. Envie a carta
Finalmente, é necessário enviar a carta de recurso ao órgão responsável pela aplicação da multa dentro do prazo que a notificação estabelece.
Agora que você já sabe quais as vantagens de recorrer de multa de trânsito e como fazer isso, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!
Veja também: ALERTA GERAL: Nova LEI surpreende e proíbe que motoristas que façam ISSO no trânsito