Veja as vantagens de recorrer de multa de trânsito

Veja as vantagens de recorrer de multa de trânsito

Saiba como recorrer corretamente e salvar seu orçamento

Recorrer de multa de trânsito pode parecer um processo complicado e burocrático, mas é fundamental para garantir a defesa dos direitos dos condutores. Ademais, essa atitude pode oferecer várias vantagens em casos em que a autuação foi indevida.

Desse modo, reunimos algumas das principais informações sobre esse tema, para que você saiba quais as vantagens de recorrer de multa de trânsito e como fazer isso. Então, acompanhe a leitura até o final e confira!

Veja as vantagens de recorrer de multa de trânsito

Assim como visto, recorrer de multa de trânsito pode dar muitas vantagens para quem sofreu a autuação de maneira indevida.

Dessa forma, confira abaixo algumas das principais vantagens que você pode ter ao recorrer de uma multa:

Veja as vantagens de recorrer de multa de trânsito
Veja as vantagens de recorrer de multa de trânsito. Foto: Canva

1. Preservação da pontuação na CNH

Primeiramente, a maior vantagem de recorrer de multa de trânsito é a possibilidade de preservar a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque, ao contestar uma infração, o motorista tem a chance de reverter a penalidade. Desse modo, evitando o acúmulo de pontos, o que resulta na suspensão do direito de dirigir.

2. Redução de gastos

Ademais, outra vantagem de recorrer de uma multa é a oportunidade de redução de gastos. Aliás, isso ocorre porque ao recorrer de uma multa, o motorista evita o seu pagamento e possíveis taxas administrativas.

Além disso, ao manter a pontuação na CNH, o condutor também previne o aumento do valor do seguro do veículo.

3. Preservação da boa reputação

Recorrer de multa de trânsito também é importante para preservar a boa reputação do motorista. Visto que ter uma infração em seu histórico gera desconfiança por parte de empregadores. Assim como, dificulta a obtenção de um emprego que exija a habilitação para condução de veículos.

Além disso, a reputação de bons motoristas é um fator que as seguradoras levam em consideração na hora de estabelecer o valor do seguro.

4. Já punido injustamente

A aplicação de multas de forma equivocada é muito comum, devido a erros de identificação ou interpretação, por exemplo. Dessa forma, ao recorrer de uma infração, o motorista tem a oportunidade de provar sua inocência, apresentando evidências que demonstrem a injustiça da penalidade. Assim, é possível evitar a aplicação de uma punição indevida.

5. Garantia do direito à ampla defesa

Ademais, o ato de recorrer de multa de trânsito garante ao condutor o direito à ampla defesa. De acordo com a legislação, todos têm o direito de apresentar argumentações. Assim como, exibir provas a fim de contrapor as acusações e justificar a inexistência ou a falta de culpabilidade.

6. Conhecimento das leis de trânsito

Muitos não sabem, mas recorrer de multa também é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre as leis de trânsito. Isso ocorre porque ao contestar uma infração, o motorista precisa entender e argumentar sobre os detalhes legais da legislação aplicada.

7. Possibilidade de anulação da multa

Por fim, a maior vantagem de recorrer de multa de trânsito é a possibilidade de anulação da infração. Se o motorista obtiver a aceitação da defesa apresentada, a penalidade será cancelada e o motorista não precisará pagar a multa, além de não ter sua pontuação afetada.

Como recorrer de multa de trânsito?

Agora que você já viu as vantagens de recorrer de multa é hora de descobrir como fazer isso. No entanto, recorrer de multa de trânsito pode ser um processo cansativo e estressante para muitas pessoas.

Contudo, é importante conhecer o passo a passo para ter chances de sucesso nesse recurso para garantir os seus direitos e evitar pontos na carteira de habilitação, além do pagamento de altas taxas.

Por isso, confira abaixo como recorrer de multa de trânsito corretamente:

1. Leia a notificação com atenção

O primeiro passo para recorrer de uma multa de trânsito é ler atentamente a notificação. Para isso, verifique todos os detalhes, como data, hora, local da infração e o motivo da autuação.

2. Reúna as provas

Após analisar a notificação, o próximo passo é reunir todas as provas que possam comprovar a sua inocência. Pode ser desde fotos que evidenciam uma sinalização incorreta, até testemunhas que possam confirmar a sua versão dos fatos.

3. Redija uma carta de recurso

Ademais, com as provas em mãos, é necessário redigir uma carta de recurso, explicando claramente o motivo pelo qual discorda da multa.

4. Envie a carta

Finalmente, é necessário enviar a carta de recurso ao órgão responsável pela aplicação da multa dentro do prazo que a notificação estabelece.

Agora que você já sabe quais as vantagens de recorrer de multa de trânsito e como fazer isso, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!

Veja também: ALERTA GERAL: Nova LEI surpreende e proíbe que motoristas que façam ISSO no trânsito

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?