VALORES ESQUECIDOS PIS/Pasep: Saque é LIBERADO para os trabalhadores
O abono salarial do PIS/Pasep, ano-base do ano de 2020, ainda está sendo concedido pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) para aqueles que ainda não sacaram os valores devidos. Embora os depósitos tenham sido encerrados em 31 de março, os resgastes poderão ser realizados até 29 de dezembro deste ano.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, 478 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício. Desse total, 353.100 são benefícios do Pasep (destinados aos servidores públicos e pagos pelos BB) e 125.624 do PIS (voltado aos trabalhadores com carteira assinada e repassados pela Caixa).
Sendo assim, se você trabalhou em 2020 com carteira assinada e atende as regras do programa e ainda não efetuou o saque dos valores, tem valores aguardando o seu saque.
Para consultar as informações do PIS/Pasep, o trabalhador deve ligar para a Central de Atendimento Alô Trabalho, no número 135 ou acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.
Quem recebe o PIS/Pasep esquecido?
Para ter direito ao PIS/Pasep, o trabalhador precisa cumprir os seguintes critérios:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos em 2020;
- Ter trabalhado, ao menos, durante 30 dias para pessoa jurídica em 2020;
- Ter recebido uma remuneração média mensal de até dois salários mínimos em 2020; e
- Estar com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/eSocial).
Não tem direito ao abono:
- Trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
- Empregados domésticos;
- Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
- Trabalhadores empregados por pessoa física, equiparada a jurídica.
Como sacar o PIS/Pasep esquecido?
PIS (Caixa Econômica Federal):
- Inicialmente, nas agências da Caixa, com documento de identificação com foto;
- Ademais, com o Cartão do Cidadão, nos caixas eletrônicos e lotéricas.
Pasep (Banco do Brasil):
- Nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação;
- Por fim, via transferência automática na conta de quem é cliente da instituição.
Como encontrar seu número PIS
Para fazer a consulta do valor a ser recebido, você deverá ter em mãos seu número PIS. Se você não sabe qual é o seu número, é possível consultar no portal Meu INSS. O primeiro passo, ao entrar no site, é logar com sua conta gov.br.
Ao logar, você só precisará abrir a página de “Meu Cadastro.” Ela contém todas as suas informações associadas ao sistema gov.br, o que inclui seu número PIS. É um processo muito fácil e que permite que você possa consultar com seu banco.
O começo do pagamento do abono começa em fevereiro e se estende até o fim de março, com os trabalhadores recebendo em ordem, a partir de suas datas de nascimento, até que a lista conclua com os nascidos em dezembro.
Deve-se ter clareza de que o começo do processo de pagamento não significa que esse pagamento será feito de forma imediata. O governo federal tem até o dia 29 de dezembro para concluir todos os pagamentos equivalentes a 2020.
Para mais informações, é possível ligar para o número 158, e ter acesso ao Alô Trabalhador, que responde dúvidas sobre o abono salarial e outras questões pertinentes aos trabalhadores brasileiros.