Cerca de 5,5 milhões de brasileiros começam a receber nesta segunda-feira (14) a segunda leva de pagamentos do vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, o calendário de repasses é o mesmo que se usa no Auxílio Brasil. Não há nenhuma diferença. Hoje, por exemplo, é o dia das pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.
O que se sabe neste momento é que o número de indivíduos que estão de fato no vale-gás nacional é bem menor do que a quantidade de usuários que querem entrar no programa em questão. Estima-se, tomando como base os dados do próprio Ministério da Cidadania, que cerca de 18 milhões estejam na chamada fila de espera do benefício.
Esses são usuários que não conseguiram entrar no programa na folha de pagamentos de janeiro e nem de fevereiro agora. Esses cidadãos querem saber o que precisam fazer para conseguir uma vaga nos próximos repasses do vale-gás nacional. Afinal de contas, é possível fazer algo neste sentido.
De acordo com as informações oficiais, se você está no Cadúnico e tem uma renda per capita de até meio salário mínimo, então não há mais nada o que fazer. Basta esperar. Isso porque você atende a todos os critérios da seleção do programa. Não adianta tentar se inscrever porque o único processo de seleção é por essa lista.
Além disso, se você é um cidadão que está no Benefício de Prestação Continuada (BPC), então você também tem direito de receber esse projeto em questão. Mas da mesma forma, não há mais nada o que possa ser feito. É preciso apenas esperar para saber se você vai estar ou não entre os selecionados para o programa.
Próximos pagamentos
É importante lembrar, no entanto, que os próximos pagamentos do vale-gás nacional deverão acontecer apenas no próximo mês de abril. Acontece que nós estamos falando de um programa de caráter bimestral.
Isso quer dizer portanto que as pessoas irão receber esse benefício sempre a cada dois meses. Como existe um pagamento sendo liberado agora em fevereiro, então o segundo deve chegar apenas no próximo mês de abril. É o que se sabe.
Aí você pode se perguntar porque o Governo fez pagamentos em janeiro e fevereiro de forma seguida. É que no caso do primeiro mês do ano, os repasses funcionaram como uma espécie de retroativo. Oficialmente as liberações se iniciaram em dezembro mesmo.
Vale-gás nacional
De acordo com o Governo Federal, os pagamentos do vale-gás nacional começaram em dezembro, de fato. Mas naquele primeiro momento apenas as pessoas que moravam em regiões fortemente afetadas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais é que puderam pegar esse benefício.
Em janeiro, o número de usuários do programa subiu para a casa dos 5,4 milhões. Tomando como base os números do Ministério da Cidadania, todos esses usuários receberam pelo R$ 52.
Para este mês de fevereiro, o valor do vale-gás vai cair e vai bater o nível de R$ 50. Isso vai acontecer porque pelas regras do benefício, o Governo tem que pagar sempre pelo menos a metade do preço médio do botijão de gás de 13kg. E o fato é que esse patamar acaba variando a depender do mês