O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos da segunda leva do seu vale-gás nacional. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, cerca de 5,6 milhões de brasileiros estão aptos a receber esse benefício em questão. Nesta quarta-feira (16) é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 3.
Acontece que tem muita gente reclamando que o dinheiro deste mês de fevereiro ainda não chegou na conta. Esses brasileiros querem saber o que é que está acontecendo e o que eles podem fazer para tentar recuperar essa quantia. É que, como se sabe, o preço do botijão de gás continua muito alto em várias regiões do país.
Olhe o calendário
Antes de mais nada, o cidadão precisa olhar o calendário de pagamentos do vale-gás nacional. Ele é basicamente o mesmo do Auxílio Brasil. Cada cidadão tem a sua data de liberação e até aqui apenas três grupos receberam o dinheiro de fevereiro. Então pode ser que você não tenha recebido ainda porque sua data não chegou.
Olhe a folha de pagamento
Outro ponto importante é a questão da folha de pagamento do benefício. Afinal, você está dentro do programa ou não? Uma boa maneira de saber isso é checando essa informação no app oficial do Auxílio Brasil. Ele próprio mostra todos os lançamentos que o cidadão tem que receber por mês. Se você não é usuário do vale-gás, então não tem como receber mesmo.
Neste ponto é preciso ter muita atenção. Acontece que tem muita gente que se encaixa em todas as regras do vale-gás, porém, isso não garante os recebimentos do programa. É preciso portanto esperar até que o Ministério da Cidadania selecione o seu nome. Só vai dar para confirmar essa informação no app oficial do vale-gás nacional.
Bloqueio de fato
Mas agora imagine que você recebeu o vale-gás nacional em janeiro ou mesmo em dezembro do ano passado, sua data já passou e você não recebeu o dinheiro ainda, há um problema diante desta situação.
De acordo com membros do Ministério da Cidadania, uma dica é esperar pelo menos 24 horas depois da data marcada para o seu grupo no calendário oficial do programa. Então é preciso prestar atenção para não perder isso de vista.
Existem casos de cidadãos que receberam a primeira leva de pagamentos do projeto e que não irão repetir a dose em fevereiro. Isso acontece porque o Governo analisa e bloqueia as contas com informações conflituosas. O que se sabe é que isso está atingindo apenas uma minoria de usuários.
Vale-gás
O Governo Federal começou os pagamentos do seu vale-gás nacional ainda no final do último mês de dezembro. O Ministério da Cidadania afirma que naquele primeiro momento fez os repasses apenas para as pessoas que moravam em regiões fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia em em Minas Gerais.
Isso mudou desde janeiro. Na ocasião, o Governo Federal fez as liberações para cerca de 5,4 milhões de pessoas. Eles pegaram esse dinheiro de forma retroativo. Fevereiro é, portanto, o primeiro mês de pagamento oficialmente do ano de 2021.
Por meio de uma nota técnica, o Ministério da Cidadania informou que vai seguir inserindo mais pessoas no benefício no decorrer dos próximos meses. Eles não disseram, no entanto, qual vai ser o nível de entradas. Eles ainda não decidiram quantos mais terão direito ao benefício.