Vale-gás de R$50 terá mais beneficiários a cada dois meses
De acordo com informações do Governo Federal, número de usuários do vale-gás vai aumentar sempre a cada dois meses
O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do seu vale-gás nacional. Nessa terça-feira (22), por exemplo, é vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 7. De acordo com a Caixa Econômica Federal, esse dinheiro está na conta dessas pessoas desde as primeiras horas desta manhã.
Ainda tomando como base os números do Ministério da Cidadania, o que se sabe é que o benefício em questão está atendendo neste mês de fevereiro algo em torno de 5,6 milhões de pessoas, o que significa portanto um aumento de 100 mil usuários em relação ao que se viu ainda na primeira liberação.
De acordo com o Governo Federal, a ideia agora é seguir fazendo essas inserções de usuários. Todavia, eles estão cautelosos ao informar o número de novas pessoas que irão conseguir entrar nos próximos meses. O que se sabe mesmo é que eles irão colocar novos beneficiários de maneira cuidadosa. As entradas serão feitas aos poucos.
Em resumo, o que dá para afirmar mesmo é que o Governo vai realizar a abertura de novas entradas sempre a cada dois meses. Esse é o período entre os pagamentos. Para quem não lembra, o vale-gás é diferente do Auxílio Brasil neste sentido. Ele faz os repasses sempre em um intervalo de 60 dias, no máximo.
Então a cada dois meses, novas pessoas poderão fazer parte da folha de pagamento do programa. O nível vai ser o mesmo que vimos entre os meses de janeiro e fevereiro? Ainda não se sabe. Como dito, o Governo Federal não está falando em números. Se irão entrar 10, 100, mil ou 1 milhão de brasileiros, ainda não dá para saber.
Fila de espera
Hoje se entente que existem cerca de 17 milhões de pessoas na fila de espera para se entrar no vale-gás nacional. Esses são números que dão para tirar a partir de dados do projeto oficial. São brasileiros que atendem todas as regras, mas que não estão recebendo nada.
De acordo com o Governo Federal, isso acontece por uma questão de falta de espaço no orçamento. Como não há dinheiro para fazer os pagamentos para todo mundo, muita gente acaba ficando de fora mesmo tendo direito de receber o benefício.
Por meio de uma nota técnica, o Ministério da Cidadania disse que o objetivo agora é tentar equiparar o número de usuários do Auxílio Brasil com o do vale-gás. Mas como dito, isso vai acontecer de maneira lenta. O propósito é que os dois se equiparem apenas em 2023.
Vale-gás nacional
O Governo Federal começou os pagamentos do seu vale-gás nacional ainda no final do último mês de dezembro. Na ocasião, apenas os usuários que estavam morando em regiões fortemente atingidas pelas chuvas em São Paulo e em Minas Gerais é que puderam pegar o dinheiro.
Em janeiro deste ano, o Governo liberou os pagamentos de dezembro de forma retroativa. De acordo com as informações oficiais, algo em torno de 5,5 milhões de pessoas só começaram a receber o benefício este ano.
O projeto do vale-gás prevê o pagamento de pelo menos a metade da média do preço nacional do botijão de gás de 13kg. Quem define esses valores todos os meses é a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Para este mês de fevereiro, os repasses são de R$ 50 para todo mundo