A constante elevação do preço do gás de cozinha fez com que vários Estados brasileiros liberassem um benefício destinado a compra do produto para as famílias em situação de vulnerabilidade. Dentre eles, temos o Estado de São Paulo, que criou o Vale Gás.
Cerca de 100 mil famílias estão sendo beneficiadas com o programa, que prevê o pagamento de três parcelas no valor de R$ 100. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, os beneficiários n]ao precisam de cadastrar para participar do programa.
Isso porque, os cidadãos contemplados pelo auxílio gás já estavam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) desde o dia 19 de fevereiro de 2021. Todos eles se enquadram nos requisitos de elegibilidade do projeto, incluindo as condições de renda e moradia.
Quem pode receber o Vale Gás?
Famílias que moram em comunidades carentes inscritas no CadÚnico, sem receber o Bolsa Família, podem receber o benefício. Além disso, a renda familiar per capita mensal não pode ultrapassar a marca dos R$ 178.
Segundo informações do governo do Estado, cerca de 104.340 famílias já foram selecionadas para participarem do programa. Todas elas em situação de pobreza ou extrema pobreza residentes em comunidades carentes ou favelas.
Como saber se fui selecionado?
Em caso de dúvidas, o cidadão que suspeita da seleção pode acessar o site do programa Vale Gás e conferir se foi contemplado ou não. Pela plataforma, ele será encaminhado ao portal Bolsa Povo.
Na guia que abrir, o interessado deve informar o Número de Identificação Social (NIS) e, na sequência, selecionar a opção de “Não sou um robô”. Feito isto, será possível ver o resultado. Vale ressaltar que os repasses já estão em andamento.