A Caixa Econômica Federal começou a pagar o Vale-Gás com a nova regra de repasse. Os beneficiários estão recebendo um valor equivalente a 100% do preço médio nacional do gás de cozinha, a cada dois meses.
Os repasses foram iniciados no dia 9 de agosto e seguirão até o dia 22 do mesmo mês, considerando a antecipação do calendário. A distribuição ocorre conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Assim, nesta sexta-feira (19), recebem os beneficiários com o NIS terminado em 9.
Vale-Gás em dobro
Mediante a aprovação da PEC do Estado de Emergência, até o fim deste ano, os beneficiários do programa receberão o vale-gás em dobro.
Além disso, é importante ressaltar que, como o benefício é pago de forma bimestral, o aumento será liberado nos meses de agosto, outubro e dezembro.
Dessa forma, a partir de janeiro de 2023 o valor do benefício voltará a ser 50% do preço médio nacional do botijão de 13 kg.
Quais são as regras para receber o benefício?
Para receber o benefício o cidadão deve se enquadrar nos seguintes critérios:
- Ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Ter um familiar que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Ter renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa;
- Ser mulher chefe de família e vítima de violência doméstica. Esse público possui preferência para receber o auxílio.
Calendário do Vale-Gás
As datas de pagamento do Vale-Gás seguem o cronograma do Auxílio Brasil, lembrando que os repasses ocorrem de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses. Confira:
Final do NIS | Agosto | Outubro | Dezembro |
1 | 09/ago | 18/out | 12/dez |
2 | 10/ago | 19/out | 13/dez |
3 | 11/ago | 20/out | 14/dez |
4 | 12/ago | 21/out | 15/dez |
5 | 15/ago | 24/out | 16/dez |
6 | 16/ago | 25/out | 19/dez |
7 | 17/ago | 26/out | 20/dez |
8 | 18/ago | 27/out | 21/dez |
9 | 19/ago | 28/out | 22/dez |
0 | 22/ago | 31/out | 23/dez |
Consulta ao Vale-Gás
Por telefone:
- Na central de atendimento do Ministério da Cidadania, no número 121;
- Na central de atendimento da Caixa, no número 111.
Por aplicativos:
- No aplicativo Auxílio Brasil (disponível gratuitamente para Android e iOS);
- No aplicativo Caixa Tem (disponível gratuitamente para Android e iOS).