Vale-gás: calendário só deve se normalizar em fevereiro. Entenda
De acordo com informações do próprio Governo Federal, calendário do vale-gás só vai normalizar a partir de fevereiro
O Governo Federal começa nesta segunda-feira (27) os pagamentos do vale-gás nacional. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos repasses, algo em torno de 100 mil pessoas irão receber esse dinheiro. O valor vai girar em torno dos R$ 50.
Neste primeiro momento, apenas os cidadãos que moram em regiões atingidas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais é que irão poder receber o dinheiro. A grande maioria vai começar a entrar no programa mesmo a partir do próximo ano de 2022. Os pagamentos para essas pessoas começam no dia 18 do próximo mês.
Por tudo isso, dá para dizer que os repasses do vale-gás nacional só irão se normalizar a partir do próximo mês de fevereiro. Vai ser nesta ocasião que o Governo Federal pagará o benefício para cerca de 5,5 milhões de pessoas ao mesmo tempo, isto é, sem a necessidade de antecipar ou retardar o recebimento para nenhum dos grupos.
A promessa do Palácio do Planalto era pagar o vale-gás nacional para todos os usuários do programa já agora em dezembro. Mas o fato é que isso não vai acontecer. De acordo com informações de bastidores, uma série de atrasos acabou comprometendo a ideia de pagar o benefício ainda este ano para muita gente.
Ainda de acordo com o Governo, os repasses do vale-gás nacional acontecerão de maneira muito semelhante ao formato existente no Auxílio Brasil. Incluindo aí a questão do depósito do dinheiro na mesma forma em que as pessoas estão acostumadas. A ideia do Planalto é não confundir ainda mais a cabeça das usuários.
Não vai ter cartão
O Governo Federal tinha o plano de confeccionar um cartão físico para que as pessoas recebessem o dinheiro do vale-gás nacional através dele. Mas isso não vai acontecer pois não houve tempo hábil para isso.
O cartão, de acordo com analistas, poderia ajudar a impedir que fraudes aconteçam com o dinheiro dos cidadãos. Mas o fato é que as pessoas irão receber o vale-gás do mesmo jeito que elas recebem o Auxílio Brasil
Não precisa se inscrever
Ao contrário do que muita gente está pensando, não é preciso se inscrever para receber o vale-gás. Apenas é preciso ter uma conta ativa no Cadúnico. É a partir daí que o Governo vai poder analisar os dados dos usuários.
Então se, por exemplo, chegar uma mensagem afirmando que você precisa preencher um formulário para entrar no vale-gás não acredite. O melhor mesmo é tirar um print da tela e enviar essas informações para o Ministério da Cidadania ou mesmo para a Polícia Federal (PF).
Vale-gás: o que se sabe
O que se sabe até aqui sobre o vale-gás nacional é que ele é um programa que vai começar a fazer pagamentos apenas para as vítimas das fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais. O resto dos usuários entram apenas em 2022.
Também já se sabe que o valor do benefício vai depender do preço médio do botijão de 13kg. Para este primeiro pagamento, o Governo deverá fazer o repasse de R$ 52 por pessoa. Pelo menos é isso o que se sabe até este momento.