A franquia de móveis planejados pode ser uma lucrativa oportunidade de negócio para os interessados em franchising. Pesquisas indicam que este setor está em pleno crescimento, principalmente quando os móveis planejados se voltam para criação de ambientes com multifuncionalidades. Por isso que hoje, indicaremos se vale a pena investir em franquia de móveis planejados.
Os interessados em investir em franquias podem se beneficiar do boom dos setores de construção e decoração, por alcançarem uma participação de mercado muito positiva.
O investimento inicial para abrir uma franquia neste setor costuma ser bastante administrável. Este segmento serve para aquelas pessoas que possuem espírito empreendedor, uma vez que são opções de negócios altamente lucrativos.
Como está o mercado de móveis planejados em 2023?
Estatísticas do Sebrae mostram que atualmente existem 245.174 showrooms de móveis ativos no Brasil, representando um crescimento de 30,98% em relação aos cinco anos anteriores e um aumento de 8,8% desde 2021.
O ano de 2023 apresentará de desafios para uma empresa com um orçamento de fabricação de móveis sob medida desse porte. Foram anos de alta demanda por móveis pela reestruturação das residências em resposta ao isolamento social graças a pandemia do coronavírus. Assim, as expectativas para este e os próximos anos estão atreladas ao clima político e à construção civil.
Nos últimos três anos, toda a indústria de móveis tem sido duramente atingida pela flutuação dos preços das commodities devido a problemas globais causados pela interrupção da produção industrial.
Por outro lado, há um aumento deste mercado, uma vez que há uma expansão de bairros compactos, onde empresas de diversos portes e faixas de preço atendem a uma população que prioriza a comodidade de casa e do trabalho. Isso, juntamente com a adaptabilidade dos móveis planejados, tem sido o motor da expansão do nicho para novas áreas do mercado.
Atualmente, existem franquias de móveis planejados?
Sim, existem franquias de móveis disponíveis para empresários. O franqueado de uma empresa de móveis planejados fornece ao proprietário da empresa acesso a uma marca conhecida, além de treinamento e suporte contínuos do franqueador.
Assim, franquias que oferecem este nicho de mercado podem ser encontradas em uma variedade de modelos de negócios, como lojas físicas, mercados online e até mesmo operações domiciliares.
Além disso, existem redes que permitem acomodar uma ampla variedade de clientes, empresários individuais até corporações multinacionais. Este ninho é muito interessante porque as pessoas procuram soluções únicas e úteis para as suas casas.
Vale a pena investir em franquias de móveis planejados?
Sim, há um bom lucro a ser obtido no mercado de móveis planejados, além de um desempenho financeiro promissor ao longo dos últimos anos.
Além disso, o setor conta com uma sólida base de clientes, garantindo a viabilidade de longo prazo de seus negócios. O sucesso do mercado de móveis planejados pode ser atribuído à crescente demanda por soluções personalizadas.
As pessoas tentam maximizar o espaço de armazenamento e, ao mesmo tempo, otimizar sua funcionalidade e apelo estético. Existe uma tendência atual para reformas de casa é tão importante para a expansão da demanda.
Além disso, o setor influenciou os contratos formais no país, gerando 430 mil novas vagas de contratação direta de março de 2020 a maio de 2022. O mercado deve crescer 4,5% em 2023, portanto, os analistas permanecem otimistas.
As indústrias de construção e reforma residencial fornecem aos clientes uma ampla variedade de produtos e serviços, como material de construção, decoração, móveis e até mesmo design doméstico e instalação de eletrodomésticos.
O público-alvo provavelmente experimentará os produtos e serviços dessas franquias porque são afiliados a marcas famosas. Assim, o sucesso da indústria depende de um equilíbrio entre alta qualidade e preços razoáveis. Pode atrair uma base de clientes mais ampla por meio dos múltiplos pontos de presença de uma rede de franquias.
Conclusão
Além de um marketing forte e uma experiência positiva do cliente, sua empresa deve priorizar um padrão de qualidade consistentemente alto. Isto envolve todos os componentes que entram na fabricação de seus móveis, desde a madeira até as ferragens e acabamentos, que devem ser de altíssima qualidade e durabilidade.
O cliente que gasta dinheiro com móveis sob medida espera encontrar um projeto exclusivo único, esteticamente agradável e funcional, com longa vida útil. Tenha atenção ao tipo de material, dando preferência aos mais sustentáveis e comprometidos com o reflorestamento, como MDF e MDP.
Seu cliente tem certas expectativas quando visita sua loja porque está considerando decorar um ambiente. Você precisa melhorar seu negócio para superar as expectativas de seus clientes, fornecendo-lhes materiais de alta qualidade e móveis exemplares.