Sua intenção é abrir uma franquia de loja de ração? Saiba que este mercado está em franco desenvolvimento, principalmente quando o assunto é animais, seja de estimação ou para criação. Por isso que hoje, nós vamos indicar se vale a pena investir em franquia de loja de ração.
Qual é o mercado para uma franquia de loja de ração?
Quando o assunto é loja de ração, estamos falando de um nicho específico que irá atender tanto o mercado pet, quanto o mercado agrícola.
Assim, de acordo com a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é um dos maiores mercados veterinários do mundo. Sendo que o mercado pet, é o segundo maior mercado, perdendo somente para os Estados Unidos.
Ainda falando sobre os dados da ABINPET, indicam que existem 37,1 milhões de cães, 21,3 milhões de gatos, 26,5 milhões de peixes, 19,1 milhões de aves e 2,1 milhões de outros animais. A propósito, somente considerando o mercado de animais de estimação. Além disso, as lojas de ração atendem também pequenos e grandes produtores rurais, que produzem animais para abate.
Qual a recomendação de locais para abrir uma franquia de loja de ração?
Qualquer empresa que procura obter sucesso em sua comercialização, deve procurar o local apropriado para abrir as suas portas. No caso da franquia de loja de ração, é preciso inicialmente realizar uma pesquisa do mercado onde pretende montar a loja.
Para abrir uma loja de rações de forma certeira, é preciso considerar que esteja em um local de grande movimentação de pessoas, principalmente durante o horário comercial.
Além disso, é recomendável que seja aberto este tipo de empresa próximo a locais, onde, existe meio de locomoção para pessoas de baixa renda. Justifica-se dessa forma, pois existem pessoas que residem na zona rural e que precisam, portanto, comprar ração para os seus animais.
É muito interessante escolher locais onde as pessoas já estão acostumadas a frequentar como: supermercados, feiras de produtos coloniais, centros comerciais, avenidas ou ruas principais na cidade.
O que é preciso para abrir uma franquia de loja de ração?
É preciso considerar que a estrutura física para abrir uma franquia de loja de ração tenha espaço apropriado e tamanho suficiente para acomodar locais como: atendimento, estoque, escritórios, banheiros e um pequeno espaço para acomodar os colaboradores.
Além disso, uma franquia de loja de ração exige investimentos em equipamentos específicos, como:
- Mesas e cadeiras para atendimento e principalmente para indicar a ração mais adequada para o animal;
- Assim como, ter computadores, impressoras e telefones;
- Balcão para atendimento;
- Quantidade de estantes suficientes para armazenar as rações de forma separada em termos de marcas, e tipos;
- Por fim, placas indicativas de onde se encontram as rações específicas para cada caso.
No que se refere à questão dos produtos, é recomendado que o franqueado observe a diversidade das marcas das rações oferecidas, bem como as especificidades de cada marca. Entre elas:
- Rações para filhotes, adultos e idosos;
- Rações para pets com problemas renais, gástricos, alérgicos;
- Petiscos de diferentes tipos, modelos e formatos;
- Rações para animais com sobrepeso;
- Rações produzidas com insumos naturais;
- Petiscos para atender animais com problemas específicos. Por exemplo: animais com problemas renais, não devem consumir rações e alimentos com excesso de sal, bem como corantes artificiais, entre outras características específicas da doença.
De que forma as franquias escolhem os melhores fornecedores?
Aqui, no caso específico de franquias de lojas de ração, normalmente a franqueadora, ou faz a produção própria das rações e petiscos, ou trabalha utilizando multimarcas. Assim, ao considerar os fornecedores, o franqueado deve optar por aquele que possui recomendação pela franqueadora.
Desta forma se torna possível que a unidade franqueada atenda com excelência as exigências da franqueadora.
Vale a pena investir em franquias de lojas de ração?
SIM.
O investimento em franquias de loja de ração possui grande possibilidade de aumento de lucros em pouco tempo, considerando que o mercado é promissor. Mas alguns cuidados são necessários, principalmente porque o assunto é alimentação.
Por isso, é ideal ter um estoque mais ou menos equilibrado, mesmo sabendo que a compra em grande quantidade, faz com que o preço reduza em muitas situações.
Desse modo, o grande cuidado no caso das rações, é com o armazenamento. Uma vez que eles não podem ficar expostos ao calor, a umidade e ao ar.