Vale a pena fazer o pagamento mínimo do cartão? Saiba como acontece a questão do rotativo - Notícias Concursos

Vale a pena fazer o pagamento mínimo do cartão? Saiba como acontece a questão do rotativo

A procura pelo rotativo do cartão de crédito está sendo a maior nos últimos anos

Chegou o final do mês e, junto, os boletos para pagamento. Nisso, está incluído a fatura do cartão de crédito e, ao abrir o documento, você toma um susto e pensa logo em uma alternativa muito comum para fazer a quitação do débito: o pagamento mínimo do cartão.

Muitos brasileiros escolhem em fazer o pagamento mínimo do cartão, porém, será que é um serviço vantajoso? Essa opção de pagamento mínimo é uma modalidade bastante utilizada pelas pessoas que não tinha ou não tem o valor total de sua fatura. Aqui no Notícias Concursos, entenderemos mais sobre essa modalidade.

Vale a pena fazer o pagamento mínimo do cartão?

Conforme os dados do Banco Central, a taxa de juros do pagamento rotativo do cartão está em torno de 330% ao ano. Dessa forma, pode elevar os valores em abertos no saldo final do cartão. Porém, muitos brasileiros não têm outra alternativa.

Para evitar que surja um problema maior, é recomendável que você reduza as despesas com o meio de pagamento e procure quitar o valor total da fatura. Entretanto, em meio a possíveis imprevistos, a solução é fazer o pagamento inferior e contar com os encargos para o mês seguinte.

Vale a pena fazer o pagamento mínimo do cartão? Saiba como acontece a questão do rotativo
Vale a pena fazer o pagamento mínimo do cartão? Saiba como acontece a questão do rotativo – Freepik

Como funciona o pagamento rotativo?

O valor mínimo da fatura do cartão de crédito deve ser de, pelo menos, 15% do saldo final para pagamento. Caso você escolha essa forma de pagamento, serão acrescidos cerca de 20% sobre o saldo que não foi pago.

Essa categoria de pagamento tem vantagens e desvantagens para os usuários de cartão de crédito. Contudo, quem escolhe essa forma de pagar o cartão, pode continuar usando o meio de pagamento, porém, a pessoa deve estar ciente do montante para o mês seguinte.

Como dica, o melhor é não atrasar o pagamento do cartão de crédito. Mas, caso seja impossível, faça o pagamento mínimo e evite incluir novas despesas e, assim, você evitará o bloqueio do cartão e não ficará inadimplente.

Dessa forma, a melhor opção para o usuário é não gerar despesas desnecessárias no cartão de crédito e evitar as compras por impulso. Assim, o cliente pode aproveitar o seu cartão e desenvolver um planejamento melhor sobre os seus gastos, sem recorrer ao pagamento mínimo do cartão. Entretanto, é importante falar que, a procura pelo rotativo do cartão de crédito nos últimos anos, está sendo a maior dos últimos tempos. Isso segundo as informações reveladas pelo Banco Central.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?