Vale a pena fazer dropshipping na Amazon
Confira aqui se vale ou não a pena usar o sistema da Amazon para dropshipping
Você conhece o termo “dropshipping”? Quem realiza o dropshipping, atua como intermediário, vendendo produtos fabricados por outra empresa. Por causa disso, o armazenamento é desnecessário. Por isso que hoje, apontaremos se vale a pena fazer dropshipping na Amazon.
Essa é uma preocupação comum entre aqueles que consideram entrar no dropshipping na Amazon. Mas é possível antecipar que a resposta é sim. É aceitável usar a Amazon para dropshipping.
Para que isso seja feito corretamente, é preciso seguir as diretrizes do gigante norte-americano.
Como fazer o dropshipping na Amazon?
Apresentamos na sequência, as principais etapas do funcionamento do dropshipping na Amazon:
Crie uma conta Amazon.com
Para iniciar o dropshipping na Amazon Brasil, você deve primeiro criar uma conta de vendedor na Amazon.
Para fazer isso, vá para a página Amazon Seller Central e clique no botão “Começar a vender” no canto superior direito da tela. A partir daí, você pode configurar sua loja online no mercado da Amazon.
Verifique se a conta atende aos critérios de elegibilidade
Os requisitos de elegibilidade para abrir uma loja online e aderir à FBA são:
- Possuir um CNPJ ativo para emissão de notas fiscais eletrônicas;
- Fazer parte do algum regime de tributação como: Simples Nacional ou Regime Normal;
- Possuir Inscrição estadual.
Se você pertencer ao Simples Nacional, é preciso fazer uma lista de produtos no FBA — Logística da Amazon, e configurar o Faturador da Amazon.
Agora, se você pertencer ao regime Normal, além de fazer os procedimentos do Simples Nacional, deverá realizar o preenchimento das planilhas das Regras Fiscais e Atributos dos produtos.
Realize a criação de envios
Chegou o momento de preparar e enviar seus produtos para o centro de distribuição da Amazon. Normalmente, é o fornecedor que assume essa responsabilidade, no entanto, as informações da sua loja online devem ser incluídas na etiqueta de envio.
Faça o gerenciamento de estoque
Gerencie seu estoque depois que seus itens forem entregues a um centro de distribuição da Amazon, consultando os relatórios comerciais acessíveis no “Seller Central”.
A ferramenta é ótima para gerenciar sua loja online e acompanhar seus pedidos, portanto, certifique-se dar muita atenção a ela.
Vale a pena fazer dropshipping na Amazon?
Já antecipamos que SIM!!!
E desta forma, apontaremos as principais vantagens de fazer dropshipping na Amazon:
- maior número de clientes pode ser alcançado;
- menos tempo é gasto na entrega e envio mais rápido com o Amazon Prime;
- os iniciantes podem aproveitar o suporte especializado da Amazon;
- menor custo de logística;
- a empresa é referência no mercado;
- o marketplace da Amazon é referência em plataforma de venda online. Desta forma, é possível contar com a credibilidade e boa reputação do marketplace;
- o FBA possibilita o gerenciamento do estoque de casa, com garantia de qualidade. Além disso, pode ampliar o nicho de mercado, uma vez que a armazenagem e envio é de responsabilidade da Amazon;
- A Amazon se responsabiliza pelo atendimento ao cliente, garantindo uma possibilidade de fidelização do cliente;
- Apresenta a melhor gestão e acompanhamento das vendas, aumentando a confiança dos clientes em sua loja;
Quais as principais vantagens de fazer parte do FBA?
Entre as principais vantagens de fazer parte da FBA tem-se:
- Qualidade de entrega prime;
- Os usuários assinantes prime, tem a facilidade de frete gratuito em vários produtos, principalmente daqueles que possuem cadastro no FBA;
- Entrega mais rápida, que varia entre e a 5 dias úteis;
- Possibilidade de ganhar a oferta em destaque. É uma caixa branca colocada estrategicamente nos detalhes do produto, o que dá mais visibilidade do produto para os consumidores;
- Possibilidade de utilizar o Amazon Embarque, o qual é um suporte para todo o processo de configuração da loja na Amazon.
Assim, para ter sucesso ao fazer dropshipping na Amazon recomenda-se que você tenha um bom fornecedor, para garantir a venda de produtos com qualidade.
Além disso, é imprescindível que o seu cliente saiba que o seu trabalho é de dropshipping, e as entregas podem demorar um pouco mais. Por isso, sempre envie ao cliente, o código de rastreamento, para que ele consiga acompanhar a entrega.
E por último, e não menos importante, lembre-se de sempre manter um bom relacionamento com o cliente, por ser o que irá garantir as recompras dos produtos de sua loja, se tornando fiel aos produtos comercializados.
Não esqueça que existe um Código do Consumidor, que foi alterado para atender a esse novo formato de comércio: o online. Tire um tempo, e leia com atenção, para ver o que você pode ou não fazer. Afinal, é preciso evitar incômodos por detalhes que pode dialogar e resolver diretamente com o consumidor.