Muitos processos seletivos estão abrindo neste ano de 2023 e gerando dúvidas naqueles interessados. Com isso, está cada vez mais frequente os possíveis candidatos questionarem se vale a pena fazer o concurso EPCAr, que é tido como uma das provas mais difíceis de todo o Brasil.
A EPCAr é a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, gerida pela Força Aérea Brasileira (FAB). Assim, o órgão com a admissão dos aprovados pretende ingressá-los no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv), da Academia da Força Aérea (AFA).
Confira se vale a pena fazer o concurso EPCAr
Nesse contexto, os candidatos selecionados são admitidos já com a posição de cadete, em função do curso citado anteriormente. Durante a formação, o regime adotado será no modelo de internato e terá um período de 3 anos, com ensinamentos científicos e militares.
Os anos mencionados serão equivalentes ao tempo de conclusão do ensino médio, com direito a um certificado emitido pelo Ministério da Educação e ao devido reconhecimento como 4° melhor escola pública do país.
Vagas do concurso EPCAr
De acordo com o último edital que já teve a publicação, estão dispostas 130 vagas para a convocação dos participantes, os quais possuem, em média, um quantitativo de 13 mil pessoas. Após a formação, os mesmos garantem sua matrícula no CFOAv.
Ainda, um percentual dessas vagas está destinado para os candidatos negros e ao público feminino. A iniciativa, além de possuir aparato legal, é uma tentativa da instituição de diversificar sua equipe e tornar o processo mais inclusivo.
Pré-requisitos
Para mais, existem alguns critérios pré-estabelecidos para que o cidadão possa concorrer, já que vale a pena fazer o concurso EPCAr. Logo, a seleção eliminatória já inicia antes mesmo da realização da prova.
Os requisitos são: ter naturalidade brasileira, possuir o ensino fundamental completo, não possuir antecedentes criminais e nem estar submetida a uma medida de segurança estatal. Ainda fazem parte dos requisitos, que os candidatos devem ter idade mínima de 14 anos e máxima de 19 até o final do ano de matrícula. Por fim, ter estatura variante entre 164 cm e 187 cm.
Etapas do processo seletivo do concurso EPCAr
Exame intelectual
A primeira fase avaliativa consiste na resolução de uma prova com 48 questões objetivas e na construção de uma redação dissertativa argumentativa com temas referentes aos acontecimentos atuais, seja no Brasil ou no mundo.
O conhecimento cobrado para responder as questões são: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática. No caso da redação, a correção levará em conta a ortografia, a organização de conteúdo, o conteúdo propriamente dito e a adequação da estrutura textual.
Inspeção de Saúde
Nessa segunda etapa, sabendo que vale a pena fazer o concurso EPCAr, o aluno deve, de maneira prévia, cuidar da sua saúde e do seu bem estar físico, a princípio.
Com isso, além das incessantes horas de estudo, é fundamental que haja momentos de lazer, além daqueles destinados a uma atividade física e à ingestão de uma alimentação equilibrada.
Então, todos esses fatores serão determinantes para a Inspeção de Saúde, até mesmo porque ela também possui caráter eliminatório, tal como a primeira parte do processo.
Avaliação Psicológica
Também chamada de Exame de Aptidão Psicológica (EAP), essa avaliação diz sobre as condições mentais de cada participante e sua aptidão para exercer as funções designadas.
Dessa forma, alguns pontos são levados em consideração: traços de personalidade, histórico de transtornos e seus tratamentos, inteligência emocional e social etc.
Teste Físico
Conhecido como Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, o TACF serve para garantir que não haja admissões de pessoas que apresentem algum risco à integridade do próprio corpo.
Isso porque haverá muitos momentos de esforço durante a formação. Logo, já que vale a pena fazer o concurso EPCAr, também é importante que todo interessado tenha uma preparação estratégica para que consiga ser aprovado nessa fase.
O curso de formação do concurso EPCAr
Por fim, o curso de formação irá permitir que cada adolescente trace um plano de carreira para si, a partir de instruções técnicas e assessoramentos a respeito do assunto. Além disso, todos recebem ensinamentos éticos e sobre as condutas de regulamento.
E, ainda, dentre os direitos presentes no regime de internato, tem lugar: o auxílio alimentação, o alojamento conjunto, o auxílio médico e odontológico. Além disso, estão inclusos, o fardamento e um valor de $1.044 reais nos primeiros dois anos. Esses fatos, com isso, mostram o quanto vale a pena fazer o concurso EPCAr.