Os alunos interessados em fazer o curso Técnico em Ciência de Dados ganharam uma segunda chance. Isso porque o Estado do Espírito Santo reabriu as inscrições para o iNovaTEC. Assim, quem não conseguiu uma vaga ou perdeu o prazo, pode tentar de novo.
Inicialmente, os interessados teriam até o dia 15 de janeiro para fazer as inscrições. Contudo, na última segunda-feira, dia 30/01, a Secretaria da Educação (Sedu) lançou um edital que reabria as inscrições.
Confira mais informações sobre o curso Técnico em Ciência de Dados no artigo abaixo!
Quais os pré-requisitos para inscrição?
O curso Técnico em Ciência de Dados é um curso de nível médio técnico disponível dentro do Projeto Estadual de Inovação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (iNovaTEC). Ele funciona de forma concomitante com o ensino médio. Portanto, o primeiro pré-requisito que o candidato precisa cumprir é estar cursando o ensino médio.
Contudo, não é qualquer aluno do ensino médio que pode se inscrever. As vagas só estão abertas para o ensino público estadual. Desse modo, somente estudantes que estejam em uma das três séries do ensino médio regular público, ou em uma das duas etapas do EJA, podem se cadastrar. A exceção são alunos bolsistas de instituições privadas. Entretanto, essa bolsa precisa ser integral.
Além disso, o estudante precisa residir nas cidades de Linhares ou Anchieta, ou próximo a elas, para que seja possível acompanhar as aulas. Por fim, o turno do ensino médio do aluno não pode coincidir com o turno do curso técnico.
Em Anchieta, o curso é vespertino, ou seja, as aulas dele ocorrem no período da tarde. Já em Linhares, o curso é noturno
Como realizar a inscrição no curso Técnico em Ciência de Dados?
A inscrição para o curso Técnico em Ciência de Dados é online, no endereço eletrônico do iNovaTEC. Entretanto, antes de preencher o formulário nesse site, o candidato precisa fazer o cadastro no Portal “Acesso Cidadão” do estado do Espírito Santo.
A Sedu é responsável pelo processo seletivo dos interessados, que funciona por meio de uma análise de currículo e de dados socioeconômicos. Dessa forma, o aluno que conseguir mais pontos dentro do sistema de classificação, terá direito a vaga. O edital do curso Técnico de Ciência de Dados descreve, com detalhes, o sistema de atribuição dos pontos, sendo que os candidatos podem consultá-lo para tirar dúvidas.
Como funciona o curso?
O curso Técnico em Ciência de Dados possui uma carga horária total de 1200 horas, sendo que ela possui três módulos, cada um de 400 horas. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, com jornada diária de 4 horas e seguem o calendário da unidade escolar.
O aluno que cumprir a carga horária completa, assim como os demais pré-requisitos, que incluem concluir o ensino médio e um desempenho mínimo no curso, receberão o Diploma de Técnico em Ciência de Dados.
Os profissionais dessa área possuem um amplo mercado de emprego, pois são capazes de utilizar ferramentas para desenvolver análises exploratórias de dados de qualquer área.