Em Campinas (SP), a oferta de vagas de estágio e aprendizagem teve queda de 39,62% nos primeiros meses da quarentena devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O levantamento foi feito pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), a pedido do G1.
O estudo aponta que, entre março e maio, 1.918 oportunidades foram divulgadas no ano passado e 1.158, este ano. O período é, geralmente, marcado por renovações de contrato e novas adesões. Porém, a pandemia mudou os planos das empresas que tiveram que cancelar as novas vagas e dispensar funcionários.
“A gente teve queda nas contratações, contratos que não foram renovados. Muitas prefeituras que não fizeram novas contratações, ou não tiveram muitas vagas. E esse momento de março a maio é de reposição de vagas, dos contratos que venceram em dezembro”, afirma Luciana Bragil Cataldi, supervisora do Ciee Regional Campinas à reportagem do G1.
A maior queda foi registrada nos estágios, 48,39%. A aprendizagem profissional teve redução de 11,59%. Entre as áreas que tiveram mais queda estão: Pedagogia, Educação Física, Engenharias e Administração. Na Pedagogia, o órgão explica que as escolas tiveram que fechar as portas na pandemia, e o estagiário realizava atividades auxiliares presenciais.
“Educação física a mesma coisa. Administração teve uma queda porque muitos escritórios fecharam, foram vagas que foram canceladas, porque também teve dispensa de funcionários. Acaba que o estagiário também é desligado e a vaga é cancelada”, explica Luciana.
Situação temporária
Para o Ciee, o cancelamento é temporário e as vagas devem voltar quando o cenário melhorar. Atualmente, há 222 vagas abertas; 146 para estágio e 75 para aprendizes.
Os estudantes universitários e do ensino médio pode fazer cursos gratuitos no portal do Ciee. O órgão oferece também dicas para montar o currículo e se preparar para entrevistas em processos seletivos, muitos ocorridos de forma on-line.