Vagas de emprego: para 70%, reputação da marca pesa na hora de aceitar oferta
E parece que não só as empresas estão ficando mais criteriosas, mas também os candidatos as vagas de emprego. Pelo menos 70% das pessoas entrevistadas afirmaram que se preocupam com a reputação da empresa antes de aceitar um vaga. As informações são do G1.
Outro dado é que 76,2% das pessoas ainda relataram que procurar nas redes sociais e páginas sobre a opinião pública a respeito da empresa que anunciam propostas de emprego.
O estudo faz parte de um levantamento realizado pelo Infojobs, uma plataforma de tecnologia de recrutamento e seleção, onde há planos pagos e gratuitos.
“Atualmente, no mundo corporativo, muitas empresas disputam por visibilidade. Porém, não basta apenas aparecer, é preciso ser visto positivamente no universo empresarial”, afirma Ana Paula Prado, country manager do InfoJobs.
Confira – Home office: Produtividade aumenta, mas bem-estar está em queda
Vagas de emprego: o que o candidato quer e o que despreza
Não é só a oferta da vaga de emprego que atrai os candidatos, mas também o que as empresas têm a oferecer.
Veja abaixo uma lista de algumas preferências dos candidatos:
- 43,2% afirmaram que consideram o plano de carreira dentro da empresa.
- 32,6%declararam que avaliam salários e benefícios.
Veja também o que tem feito os candidatos desistirem da vaga
- 35,7% afirmaram que diferenças de informações na proposta online e o que é informado pelo recrutador depois;
- 31,4% relataram o salário incompatível com o mercado;
A transparência na hora do anúncio da vaga também é outro requisito que pessoas que buscam vaga de emprego procuram.
- 87% dos profissionais afirmaram que preferem ter um anúncio completo sobre a vaga de trabalho a qual vão se candidatar
- Outros 13%, porcentagem muito menor, prefere ter todas as informações no momento que o recrutador entra em contato.
Reputação da marca
Outro dado revelado pela pesquisa é 62,4% dos entrevistados disse acompanhar os prêmios recebidos pelas marcas, destes 98,3% defenderam que tem vontade de trabalhar nesses lugares por isso.
“A reputação da marca está exatamente nesse contexto. A atração vai desde o processo seletivo, benefícios descritos na vaga, plano de carreira e feedback. Isso sem falar nos comentários em páginas de opiniões, postagens nas redes sociais, prêmios de reconhecimento e visão de funcionários e ex-colaboradores. Por isso, é imprescindível que as empresas entendam que a todo momento falam com pessoas, que são consumidoras da sua marca”, detalhou Ana Paula.
E parece que não só as empresas estão ficando mais criteriosas, mais também os candidatos. Entenda mais aqui o que buscam na vaga de emprego.