A Universidade Virtual do Paraná (UVPR) divulgou nesta sexta-feira, dia 28 de abril, o resultado do Vestibular Unificado EAD 2023. Desse modo, os candidatos já podem conferir a lista de aprovados por meio do site da CPS (Coordenadoria de Processos de Seleção da Universidade Estadual de Ponta Grossa).
Além da lista de classificados para o preenchimento das vagas, está disponível também a relação de classificados na lista de espera do processo seletivo.
Segundo o edital do Vestibular Unificado EAD 2023, os candidatos aprovados deverão realizar os procedimentos de matrícula de acordo com os calendários e procedimentos de cada instituição de ensino. Sendo assim, os aprovados precisam ficar atentos aos informes das instituições. Para isso, recomenda-se acompanhar as publicações das universidades em seus respectivos sites.
Como foi o processo seletivo?
A aplicação das provas do Vestibular Unificado EAD 2023 aconteceu no dia 16 de abril, um domingo, no período da tarde. Houve locais de prova nos seguintes municípios: Bela Vista do Paraíso, Cascavel, Cerro Azul, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São João do Ivaí, Siqueira Campus, Telêmaco Borba e Umuarama.
O Vestibular Unificado EAD 2023 contou com duas etapas, com a aplicação das provas em duas fases. Desse modo, a 1ª fase consistiu na aplicação de uma prova de conhecimentos gerais sobre conteúdos do Ensino Médio. Já a 2ª fase contou com a aplicação de uma prova de redação em Língua Portuguesa.
Ainda conforme indicado no edital da seletiva, a prova objetiva contou com 60 questões sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Arte, Educação Física, Biologia, Química, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Vestibular Unificado EAD 2023
A UVPR recebeu as inscrições para o Vestibular Unificado 2023 no período de 9 de fevereiro a 20 de março deste ano. Puderam se inscrever nesse processo seletivo estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio.
Ainda de acordo com o edital, a oferta total das universidades é de 2.262 vagas em diversos cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD). As oportunidades estão distribuídas entre as seguintes universidades do Paraná:
- Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste): 150 vagas;
- UEL (Universidade Estadual de Londrina): 427 vagas;
- UEM (Universidade Estadual de Maringá): 905 vagas;
- UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná): 150 vagas;
- UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa): 480 vagas;
- Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná): 180 vagas.
Ainda conforme o edital, 50% das vagas estão reservadas aos candidatos professores das redes da educação básica que não possuem formação na área em que atuam. Os outros 50% serão assim subdivididos: 5% para candidatos com deficiência (PCD); 5% para candidatos negros independente do percurso de formação escolar; 10% para candidatos negros oriundos de Instituições Públicas de Ensino do Brasil (6º ano até o Ensino Médio), até 40% para candidatos oriundos de Instituições Públicas de Ensino do Brasil (6º ano ao Ensino Médio) e até 40% para a cota Universal.
Oferta de cursos
Ofertam vagas nesse processo seletivo as instituições públicas de ensino superior do Paraná que contam com a modalidade de Educação a Distância para alguns cursos. Desse modo, nesta edição do Vestibular Unificado EaD 2023, os cursos contemplados são os seguintes:
- UEL: Licenciatura em Computação, Tecnologia em Gestão Pública;
- UEM: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Letras Português-Inglês, Tecnologia em Gestão Pública;
- UENP: Tecnologia em Gestão Pública;
- UEPG: Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em
Segurança Pública; - UNICENTRO: Tecnologia em Gestão Pública;
- UNIOESTE: Tecnologia em Gestão Pública.