UVA abre inscrições para o Vestibular 2024

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) abre nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, o período de inscrição para o Vestibular 2024, que visa a seleção de novos alunos para ingresso no primeiro semestre letivo do próximo ano.

De acordo com o edital, a UVA receberá as inscrições para o processo seletivo até as 23h59 do dia 31 de outubro (horário de Brasília). Somente estudantes estejam concluindo ou que tenham o Ensino Médio completo poderão participar da seleção.

Ainda conforme indicado no edital, a UVA ofertará mais de mil vagas através do Vestibular 2024 para ingresso em cursos de graduação de diversas áreas. Confira abaixo como se inscrever para concorrer às vagas ofertadas pela universidade!

Inscrições abertas

A UVA receberá as inscrições para o Vestibular 2024 exclusivamente via Internet. Nesse sentido, para se inscrever, os interessados deverão acessar o site da UVA, fazer login no sistema e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.

No requerimento de inscrição os candidatos deverão informar todos os dados pessoais, escolares e de contato solicitados. Além disso, no ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma opção de curso e informar se deseja participar do Vestibular 2024 em ampla concorrência ou por meio do sistema de cotas.

De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00 (cem reais). Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 3 de novembro.

Redução da taxa

Nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, a UVA abrirá também o prazo para pedidos de redução no valor da taxa de inscrição. De acordo com o cronograma, as solicitações serão recebidas até o dia 6 de outubro.

O edital do Vestibular 2024 prevê a concessão da isenção parcial da taxa de inscrição para os candidatos que são alunos ou que são egressos de escolas da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal). Para ter direito ao benefício, os candidatos precisam enviar a solicitação anexando os documentos comprobatórios exigidos.

A UVA publicará o resultado da redução da taxa no dia 10 de outubro. O valor da taxa para os beneficiados será de R$ 50,00 (cinquenta reais). Os pagamentos deverão ser feitos até 3 de novembro.

Provas do Vestibular 2024

A classificação dos candidatos inscritos nesse processo seletivo será estabelecida a partir dos desempenhos obtidos em prova aplicada pela UVA, de forma presencial. As provas serão compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio.

De acordo com o edital, a UVA aplicará as provas do Vestibular 2024 no dia 26 de novembro. A aplicação acontecerá em dois turnos, das 8h30 às 12h30, e das 14h30 às 17h30 (horário de Brasília).

A UVA aplicará uma Prova de Conhecimentos Gerais comum a todos os candidatos no período da manhã. Já no período da tarde serão aplicadas a Prova de Redação e uma Prova de Conhecimentos Específicos, cujo conteúdo varia de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato.

Conforme indicado no edital, a aplicação acontecerá nos municípios de Sobral, Acaraú, Camocim e São Benedito. A UVA deve liberar o Cartão de Informação, com os locais de prova, a partir de 20 de novembro. 

Oferta de vagas

A oferta total da UVA é de 1.140 vagas para cursos de graduação presenciais. De acordo com o edital, as vagas estão distribuídas entre os campi da UVA localizados nos seguintes municípios: Sobral (860 vagas),  Acaraú (80 vagas), Camocim (80 vagas) e São Benedito (120 vagas).

Haverá reserva de vagas para egressos de escolas públicas, para pretos e pardos e também para pessoas com deficiência. Em caso de aprovação dentro das cotas, os candidatos deverão passar por procedimento de verificação dos requisitos.

Veja mais detalhes no edital do Vestibular 2024.

Leia também Uesb publica edital de abertura do Vestibular 2024; veja período de inscrição e como solicitar a isenção da taxa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.