A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) divulgou o termo de adesão ao 2º processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023. Conforme indicado no termo de adesão, a oferta total da universidade é de 1.835 vagas para ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo de 2023.
O termo de adesão indica ainda que as oportunidades são para 106 cursos de graduação ofertados de forma presencial em diversos campi. Há vagas para as unidades de Curitiba, Guarapuava, Campo Mourão, Ponta Grossa, Apucarana, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Santa Helena e Toledo.
Do total das vagas, 876 vagas serão para a seleção ampla concorrência, ou seja, para o público geral. Outras 959 vagas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Portanto, mais da metade das vagas são exclusivas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, com recorte de renda e percentual exclusivo para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência.
Além do SiSU, a UTFR realizará também o seu vestibular tradicional. Após anos utilizando apenas o SiSU para ingresso em seus cursos de graduação, neste ano, a UTFPR retomou o seu processo seletivo próprio.
Inscrições do SiSU 2023/2
Tradicionalmente, a classificação do SiSU usa as notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, poderão concorrer às vagas ofertadas através do SiSU 2023/2 os estudantes que tenham feito as provas do Enem 2022 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação.
O Ministério da Educação (MEC) não aceitará a participação de estudantes que tenham feito o Enem na condição de “treineiros”, ou seja, candidatos que fizeram o exame apenas para fins de autoavaliação.
O edital com o cronograma e procedimentos da 2ª edição do SiSU 2023 já foi plicado pelo MEC. De acordo com o documento, o período de inscrição para o SiSU 2023/2 será do dia 19 ao dia 22 de junho de 2023.
A participação no SiSU é gratuita. Os interessados em participar deverão realizar as inscrições no período citado acima através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para se inscreve, o candidato deverá usar o login da plataforma gov.br.
No momento da inscrição, além de todas as informações pessoais e escolares solicitadas, o candidato deverá indicar até duas opções de curso de graduação, sendo a 1ª opção a prioritária.
Para fins de classificação, o SiSU considera as notas das provas de Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Os pesos de cada uma das notas podem variar de acordo com o curso pretendido.
A UTFPR estabeleceu pesos variados. Desse modo, para conferir os pesos de cada uma das provas, os candidatos devem consultar o termo de adesão.
Resultado do SiSU 2023/2
O resultado do SiSU conta com apenas uma única chamada. De acordo com o cronograma, o resultado está previsto para o dia 27 de junho de 2023. Os selecionados na chamada regular do SiSU 2023/2 deverão realizar as matrículas entre 29 de junho e 4 de julho.
Lista de espera
Aqueles que não forem convocados nessa chamada poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. Conforme o edital, o prazo para indicar interesse na lista de espera será do dia 27 de junho ao dia 7 de julho. Já a convocação dos candidatos em lista de espera será feita a partir do dia 10 de julho.
Acesse o edital do SiSU na íntegra para mais informações.
Leia também UFU abre nesta segunda-feira (12) o período de inscrição para o PS Especial via notas do Enem; saiba mais.