Nesta sexta-feira (29), usuários do Auxílio Brasil que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 0 devem receber a sexta parcela do benefício. Segundo informações da Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas desta manhã. Trata-se do último grupo de recebimento deste mês de abril.
Para movimentar a quantia depositada, o cidadão tem duas opções. Ele pode usar o app do Caixa Tem para movimentar a quantia digitalmente, ou seja, sem precisar sair de casa. Por este meio, ele consegue pagar alguns boletos, realizar transferências e até mesmo fazer algumas compras pelo próprio aplicativo oficial.
A outra possibilidade é movimentar a quantia através de saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Para isso, é necessário ter em mãos o cartão do antigo Bolsa Família. Segundo informações do Ministério da Cidadania, o dispositivo usado no programa anterior também funciona para o atual.
Quem não tem o cartão do antigo Bolsa Família, também pode sacar o dinheiro do Auxílio Brasil. Neste caso, é necessário utilizar o Caixa Tem. No próprio app, há a opção para geração de um código para saque. Na frente do caixa eletrônico, o cidadão precisa gerar a numeração e inserir a sequência no caixa no momento da retirada.
Os usuários que possuem o NIS final 0 não são obrigados a usar ou movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil exatamente nesta sexta-feira (29). Segundo as regras gerais do programa, todo cidadão que faz parte do projeto tem o direito de realizar a movimentação de ao menos uma parte do dinheiro em até, no máximo, 120 dias, ou seja, quatro meses corridos.
Fim dos pagamentos de abril
Nesta sexta-feira (29), o Governo Federal concluiu os pagamentos do Auxílio Brasil deste mês de abril. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, pouco mais de 18 milhões de brasileiros receberam o dinheiro do benefício.
Ainda segundo a pasta, o número é recorde. O Ministério afirma que o Auxílio Brasil vem crescendo os números dos seus usuários desde que iniciou os seus pagamentos oficiais ainda em novembro do ano passado.
Os números recordes, no entanto, são mais baixos do que os que foram registrados no antigo Auxílio Emergencial. Segundo informações do próprio Ministério da Cidadania, quase 70 milhões de pessoas chegaram a receber ao menos uma parcela do programa apenas no ano de 2020.
Quando o Auxílio Brasil retorna?
O Auxílio Brasil do Governo Federal deverá fazer o seu retorno no próximo mês de maio. Já há uma data para o próximo pagamento. No próximo dia 18, o Planalto depositará a quantia mínima de R$ 400 para os usuários com o NIS final 1.
O mesmo não se pode afirmar do vale-gás nacional. O programa social que ajuda no processo de compra do botijão de 13kg atendeu pouco mais de 5 milhões de usuários neste mês de abril, mas só deve retornar em junho.
Vale sempre lembrar que tanto no caso do Auxílio Brasil, como no caso do vale-gás nacional, não é necessário solicitar nenhuma inscrição direta para entrada. Ambos os programas realizam as seleções dos nomes com base nas informações já existentes em bases de dados como o Cadúnico e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).