USP: quais são as principais formas de ingresso?

Descubra quais são elas!

USP: como ingressar na universidade?

A USP, Universidade de São Paulo, é uma instituição de ensino de caráter público, mantida pelo governo do Estado de São Paulo. A sede da universidade sede está localizada na capital paulista, em local denominado Cidade Universitária.

A USP é uma das mais prestigiadas universidades brasileiras, sendo reconhecida também no exterior pela sua excelência. Atualmente, a universidade possui mais de setenta mil alunos.

Quer saber mais sobre as formas de ingresso da USP? Então o artigo de hoje é para você! Continue lendo para descobrir mais informações sobre as formas de ingresso na universidade.

Formas de ingresso: vestibular da Fuvest

O vestibular tradicional da USP é aplicado uma vez ao ano, em duas fases, pela Fuvest, a Fundação Universitária para o Vestibular. A Fuvest é uma entidade privada ligada à Universidade de São Paulo e que possui a finalidade de organizar, elaborar e promover a realização do vestibular da universidade.

O vestibular da Fuvest é a principal forma de ingresso na USP, sendo que o calendário para o ano de 2023 já foi divulgado com datas para o exame da primeira fase em 4 de dezembro de 2022.

A segunda fase, por sua vez, irá acontecer nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023 e as provas de habilidades específicas em 11 e 14 de janeiro de 2023.

O número de inscritos da última edição do vestibular da USP ultrapassou os 110 mil. Foram oferecidas cerca de 8 mil vagas.

Formas de ingresso: SISU

O vestibular da Fuvest não é, porém, a única forma de ingresso na Fuvest. Das mais de 11 mil vagas, cerca de 8 mil são oferecidas pelo vestibular. O restante é oferecido pelo SISU, Sistema de Seleção Unificada.

O SISU também é adotado pela Universidade de São Paulo para a seleção de seus futuros alunos. Esse sistema foi utilizado pela USP pela primeira vez no ano de 2015.

Nesse sistema, o candidato poderá ser aceito na universidade por meio da pontuação obtida na nota do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.