USP cancela concurso após identificar risco de vazamento
A Universidade de São Paulo (USP) anunciou ontem (22) a anulação do resultado de um concurso público para técnicos de enfermagem do seu Hospital Universitário (HU). De acordo com a universidade, o cancelamento se deu após suspeita de favorecimento a duas candidatas através do vazamento do gabarito.
A USP informou a anulação do concurso por meio de nota:
“Em 28/06/2022 tivemos a notícia do possível vazamento do gabarito da prova elaborada no HU para seleção de técnicos de enfermagem”.
A investigação do vazamento teve início após a USP tomar conhecimento da aprovação de duas sobrinhas de uma funcionária de um departamento do Hospital Universitário que participou do processo de elaboração da prova. As aprovadas são irmãs e ficaram em primeiro e segundo lugar na seleção.
Diante do fato, a USP instaurou uma comissão de apuração interna no fim de junho. Com a investigação, a comissão identificou falha na segurança do sigilo dos dados durante o processo de conferência do gabarito da prova.
Não há evidência que comprove o vazamento para o favorecimento das duas participantes aprovadas nos dois primeiros lugares. No entanto, por verificar a falha na segurança, a USP decidiu anular o resultado e determinou a aplicação de uma nova prova em data a ser estabelecida posteriormente.
Através de nota, a Superintendência do HU informou ao UOL que está negociando com a Fuvest para que a elaboração e aplicação da nova prova seja feita por uma equipe externa ao Hospital Universitário. Em breve, a USP deve informar mais detalhes sobre a nova prova.
Veja mais informações no site do HU.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Univesp publica lista da 2ª chamada do Vestibular 2022; saiba mais.