URSS: O que foi, líderes e países integrantes
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, também conhecida como URSS ou União Soviética, consistia na Rússia e em 14 países vizinhos.
A saber, território da URSS se estendia desde os Estados Bálticos na Europa Oriental até o Oceano Pacífico, incluindo a maior parte do norte da Ásia e partes da Ásia Central.
Descubra características dessa importante nação, que deixou de existir há exatos 30 anos atrás.
História da URSS
A URSS foi fundada em 1922, cinco anos depois que a Revolução Russa derrubou a monarquia do Czar Nicolau II. Vladimir Ilyich Lenin foi um dos líderes da revolução e foi o primeiro líder da URSS até sua morte em 1924. A cidade de Petrogrado foi rebatizada de Leningrado em sua homenagem.
Durante sua existência, a URSS foi o maior país em área do mundo. Incluía mais de 8,6 milhões de milhas quadradas (22,4 milhões de quilômetros quadrados) e se estendia por 6.800 milhas (10.900 quilômetros) desde o Mar Báltico no oeste até o Oceano Pacífico no leste.
A capital da URSS era Moscou, que também é a capital da Rússia moderna.
A URSS também era o maior país comunista. A Guerra Fria com os Estados Unidos (1947-1991) preencheu a maior parte do século 20 com tensões que se espalharam por todo o mundo.
Stalin, Gorbachev e Yeltsin
Durante grande parte desse tempo (1927-1953), Joseph Stalin foi o líder totalitário. Seu regime, o Stalinismo, é conhecido como um dos mais brutais da história mundial; dezenas de milhões de pessoas perderam a vida enquanto Stalin estava no poder.
As décadas logo após Stalin testemunharam algumas reformas de sua brutalidade, entretanto, os líderes do Partido Comunista enriqueceram às custas do povo. Sendo assim, a partir daí, filas de pão eram comuns na década de 1970, já que alimentos e roupas eram escassos.
Na década de 1980, um novo tipo de líder surgiu em Mikhail Gorbachev. Em uma tentativa de impulsionar a economia em declínio de seu país, Gorbachev introduziu um par de iniciativas conhecidas como por exemplo Glasnost e Perestroika.
Glasnost pediu abertura política e acabou com a proibição de livros e da KGB, permitiu que os cidadãos criticasse o governo e permitiu que outros partidos além do Partido Comunista participassem das eleições. Já a Perestroika era um plano econômico que combinava comunismo e capitalismo.
No final das contas, o plano foi um fracasso e a URSS foi dissolvida. Gorbachev renunciou em 25 de dezembro de 1991, e a União Soviética deixou de existir seis dias depois, em 31 de dezembro. Boris Yeltsin, um importante líder da oposição, mais tarde se tornou o primeiro presidente da nova Federação Russa.
Países da URSS
Das quinze repúblicas constituintes da URSS, três desses países declararam, assim como receberam a independência alguns meses antes da queda da União Soviética em 1991.
As 12 restantes não se tornaram independentes até a queda total da URSS em 26 de dezembro de 1991.
Confira todas elas:
- Armênia
- Azerbaijão
- Bielo-Rússia
- Estônia (independência concedida em setembro de 1991)
- Geórgia
- Cazaquistão
- Quirguistão
- Letônia (independência concedida em setembro de 1991)
- Lituânia (obteve independência em setembro de 1991)
- Moldávia (anteriormente conhecida como Moldávia)
- Rússia
- Tajiquistão
- Turcomenistão (membro associado do CIS)
- Ucrânia (membro participante do CIS)
- Uzbequistão
E então, curtiu conhecer mais sobre a URSS? Constantemente a extinta nação aparece em provas de vestibular ou no Enem. Desse modo, vale a pena estudar.
Leia também – O Fim da URSS: um resumo para o ENEM!