O Império Babilônico: aquilo que vai cair na sua prova!

O Império Babilônico: um resumo

O Império Babilônico foi um dos maiores impérios de toda a Antiguidade, gerando diversas transformações na região da Mesopotâmia.

A fama e a importância do Império fazem com que ele seja cobrado com frequência pelas principais provas de história do país, com um destaque para o ENEM e para os vestibulares.

O Império Babilônico: Introdução

O Império Babilônico foi um dos maiores impérios de toda a Antiguidade. Os seus principais domínios se localizavam nos territórios que hoje compõem o Iraque, no sul da Mesopotâmia. Em seu auge, o Império chegou a conquistar tantas terras que os seus domínios atravessavam os rios Tigres e Eufrates

O Império esteve dividido em dois períodos principais, separados pelo domínio dos Assírios. O primeiro período foi denominado de Primeiro Império Babilônio e o segundo, por sua vez, de Segundo Império Babilônico ou de Império Neobabilônico.

O fim do Império ocorreu no ano de 539 a.C e foi marcado pela conquista de Ciro, o Grande, que deu início ao Império Persa.

Império Babilônico: Primeiro Período

O primeiro período do Império Babilônico se iniciou no ano de 1792 a.C. e terminou no ano de 1750 a.C.

O Primeiro Império Babilônico, também chamado de Período Paelobabilônico, foi criado pelo Imperador Hamurabi, na região da Mesopotâmia. Sob o comando de Hamurabi, a cidade da Babilônia se transformou na capital do maior Império de toda a região de Ur. A cidade passou a representar um dos mais importantes centros urbanos e culturais da Antiguidade.

Hamburabi foi também o responsável por, durante o Primeiro Período, unificar os territórios mesopotâmicos. Além disso, o Imperador também criou o primeiro código de leis escritas de todo o mundo: o Código de Hamurabi.

O código possuía uma série de regras de conduta que estabeleciam quais seriam as penas para cada tipo de crime cometido. A legislação mais famosa de todo o conjunto é a Lei de Talião, que pode ser resumida pela frase “olho por olho, dente por dente”. Percebe-se que, durante a vigência do código, aquele que cometesse um crime receberia uma pena proporcional ao ato cometido.

Império Babilônico: Segundo Período

O Segundo Império Babilônico se iniciou no ano de 612 a.C. Nesse período, os assírios, que dominavam até então, são derrotados pelos caldeus.

O principal imperador da época é o filho de Naboplossar, que havia assumido o poder no ano de 612 a.C.: Nabucodonosor.

Nabucodonosor viveu entre os anos de 605 e 563 a.C. e foi um dos reis mais importantes da Babilônia. Ele transformou a cidade em um verdadeiro centro cultural. O seu governo foi marcado, principalmente, pela criação de um conjunto arquitetônico extremamente inovador e famoso: os chamados Jardins Suspensos da Babilônia.

O Imperador também realiza um grande avanço econômico: antes de seu reinado, a economia do império era baseada principalmente na agricultura. Nabucodonosor, porém, gera diversos empregos baseados nas construções de obras públicas. O setor têxtil também se torna um destaque na Babilônia, com a produção de lã e linho.

O declínio do Império Neobabilônico é marcado pela invasão dos persas sob o comando do rei Ciro, o Grande ou Ciro I.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.