URGENTE: Trabalho VOLUNTÁRIO poderá ser critério de desempate em concursos

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados dá um passo importante em direção à valorização do trabalho voluntário ao aprovar o Projeto de Lei 3044/21.

Essa iniciativa busca incluir as atividades voluntárias certificadas por entidades públicas ou privadas entre os critérios de desempate em concursos públicos e processos seletivos das instituições públicas de ensino superior. O projeto, que agora segue para análise em outras comissões, poderá trazer mudanças significativas para a forma como a sociedade enxerga e reconhece o voluntariado.

O reconhecimento do voluntariado como fator de desempate

O relator do projeto, o deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF), após uma análise minuciosa, recomendou sua aprovação, introduzindo emendas para aprimorar a redação. Ele ressalta que o trabalho voluntário traz benefícios incontestáveis tanto para os envolvidos diretamente quanto para aqueles que recebem o suporte, além de desempenhar um papel fundamental em contribuir para o progresso da sociedade como um todo.

Desse modo, essa abordagem reflete uma visão mais abrangente sobre o valor do trabalho voluntário, não apenas como uma ação individual, mas como um recurso valioso para o desenvolvimento social.

Impacto dos critérios de desempate em concursos públicos

A proposta do deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) destaca que os critérios de desempate são ferramentas cruciais para a classificação em um processo seletivo. Em suma, ele argumenta que as mudanças na legislação são necessárias para reconhecer a importância do serviço voluntário na construção de uma sociedade mais justa.

Assim, a inclusão do trabalho voluntário como um critério de desempate não apenas incentiva a participação cidadã, mas também cria uma oportunidade para indivíduos que dedicaram seu tempo e habilidades a causas importantes.

Ampliação da legislação para reconhecimento do voluntariado

O texto em análise na Câmara dos Deputados propõe modificações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Lei do Voluntariado. Atualmente, concursos públicos já utilizam critérios como a idade para desempate, enquanto no ingresso em universidades a renda familiar é um fator levado em consideração.

Desse modo, a inclusão do trabalho voluntário como critério de desempate expande a perspectiva de avaliação, permitindo que habilidades e contribuições para a sociedade também sejam valorizadas.

Trabalho voluntário ganha destaque como possível critério de desempate em concursos públicos
Trabalho voluntário ganha destaque como possível critério de desempate em concursos públicos. Imagem: Canva

Próximos passos na tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda passará por outras etapas antes de se tornar lei. Dessa forma, ela será analisada pelas comissões de Trabalho, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Contudo, durante esse processo, é provável que ocorram debates e ajustes adicionais, refletindo o compromisso da legislação em abordar questões sociais relevantes de maneira abrangente e precisa.

Um passo em direção à valorização do voluntariado

A aprovação do Projeto de Lei 3044/21 pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados é uma vitória para aqueles que acreditam no valor do trabalho voluntário. Visto que a inclusão do voluntariado como critério de desempate em concursos públicos e processos seletivos é um reconhecimento importante das contribuições significativas que os voluntários oferecem à sociedade.

Desse modo, à medida que o projeto continua sua tramitação, a sociedade aguarda com expectativa a possibilidade de uma legislação mais inclusiva e reflexiva. De modo que valorize não apenas as conquistas individuais, mas também a solidariedade e o compromisso com o bem comum.

A importância do voluntariado

A aprovação desse projeto de lei ressalta a realidade de que o voluntariado é um empreendimento verdadeiramente benéfico para todas as partes envolvidas. Pois os voluntários em si encontram uma sensação de realização e propósito ao saber que estão sendo parte ativa de soluções para desafios sociais.

Além disso, a sociedade como um todo se beneficia dos resultados tangíveis que o voluntariado proporciona. Tais como melhorias na educação, saúde e qualidade de vida em geral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.