Humanitas abre período de inscrição para Vestibular de Medicina 2024

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de São José dos Campos (Humanitas) divulgou o edital de abertura referente ao Vestibular de Medicina 2024, com as regras procedimentos e cronograma da seleção. Conforme indicado no edital, o período de inscrição será das 10h do dia 8 de agosto até as 23h59 do dia 23 de outubro de 2023.

Através desta edição do processo seletivo a Humanitas está ofertando 60 (sessenta) vagas para ingresso no curso de Medicina (período integral). O ingresso dos novos alunos no curso, que tem duração mínima de 12 semestres, será no 1º semestre letivo de 2024.

Vestibular de Medicina: Como se inscrever?

De acordo com as orientações do edital, os interessados deverão se inscrever de forma virtual, a partir desta terça-feira (8). Os interessados deverão acessar o site da Fundação Vunesp, responsável por organizar o Vestibular 2024, e realizar o preenchimento do formulário de inscrição.

O formulário solicitará informações pessoais, escolares e de contato do candidato. Além disso, no momento da inscrição, os candidatos deverão informar a modalidade através da qual desejam concorrer às vagas ofertadas.

Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão gerar, imprimir e pagar o boleto referente à taxa de inscrição. O valor da taxa varia de acordo com a modalidade de seleção e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 24 de outubro de 2023.

Duas formas de seleção

O edital do Vestibular de Medicina 2024 estabeleceu que há duas formas de seleção. Além do vestibular tradicional, com a aplicação de provas, haverá também a seleção via aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). É de escolha do candidato a forma de seleção.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para o Vestibular via provas, enquanto a inscrição para a seleção via notas do Enem custará R$ 50,00 (cinquenta reais).

Portaria da Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos (Humanitas). Imagem: Humanitas/Divulgação
Portaria da Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos (Humanitas). Imagem: Humanitas/Divulgação

 

Aqueles que optarem por usar as notas do Enem poderão se inscrever com os desempenhos obtidos nas edições do exame de 2021 ou de 2022. O candidato que indicar ter prestado mais de uma edição do Enem terá consideradas as notas do ano que resultar no melhor desempenho.

Provas do Vestibular de Medicina 2024

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular de Medicina 2024 está prevista para o dia 17 de novembro de 2023, no horário das 14 às 19 horas (horário de Brasília).

Os locais de prova serão nas cidades de São Paulo e São José dos Campos. Ainda conforme o edital, os inscritos poderão consultar os locais de prova e ensalamento a partir do dia 8 de novembro, através do site da Vunesp.

Os candidatos responderão a três provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio, com a seguinte distribuição:

  • Prova I: 8 questões dissertativas, sendo 4 de Química e 4 de Biologia;
  • Prova II: 40 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Geografia (5), História (5), Língua Inglesa (5) e Física (5).
  • Redação: proposta de escrita de um texto dissertativo-argumentativo em Língua Portuguesa.

Vagas e resultados

Das 60 vagas ofertadas pela Humanitas, 40 vagas estão sendo ofertadas através da seleção por provas presenciais. Outras 20 oportunidades serão ofertadas por meio da seleção pelas notas do Enem.

A divulgação do resultado final do Vestibular de Medicina 2024 está prevista para o dia 12 de dezembro. Nesta data, a Vunesp e a Humanitas divulgarão em seus sites as listas de classificados em 1ª chamada.

Os convocados deverão realizar as matrículas apenas em janeiro de 2024. Os documentos necessários para as matrículas deverão ser entregues nos dias 3 e 4 de janeiro, na Secretaria Acadêmica da Faculdade Humanitas de São José dos Campos.

Acesse o edital do Vestibular de Medicina na íntegra para mais informações.

Leia também UECE abre nesta segunda-feira (7) o período para pedidos de isenção da taxa referente ao Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.