Calendário do vale-gás nacional também será antecipado

URGENTE! CALENDÁRIO do VALE-GÁS NACIONAL também será ANTECIPADO em agosto

Usuários do programa vale-gás também devem atentar para as mudanças no calendário no próximo mês de agosto deste ano

Nesta terça-feira (26), o Governo Federal confirmou que o calendário de pagamentos do programa vale-gás nacional também será antecipado neste próximo mês de agosto. Na última semana, o Ministério da Cidadania já tinha antecipado que as datas de liberação do Auxílio Brasil aconteceriam na primeira quinzena do mês.

Desde que começou a ser pago ainda em dezembro de 2021, o vale-gás nacional utiliza-se do mesmo calendário definido para o Auxílio Brasil. A ideia do Governo Federal é fazer com que a população em situação de vulnerabilidade social não se complique diante de tantas datas diferentes para os pagamentos de suas projetos sociais.

A decisão pela antecipação do calendário já foi oficialmente confirmada por meio de uma instrução normativa. O texto está no Diário Oficial da União (DOU), e confirma que os pagamentos de agosto tanto do Auxílio Brasil, como do vale-gás nacional acontecerão entre os dias 9 e 22 de agosto. Veja abaixo:

9 de agosto: Usuários com NIS final 1
10 de agosto: Usuários com NIS final 2
11 de agosto: Usuários com NIS final 3
12 de agosto: Usuários com NIS final 4
15 de agosto: Usuários com NIS final 5
16 de agosto: Usuários com NIS final 6
17 de agosto: Usuários com NIS final 7
18 de agosto: Usuários com NIS final 8
19 de agosto: Usuários com NIS final 9
22 de agosto: Usuários com NIS final 0

“A antecipação do calendário de pagamento em agosto leva em conta o Estado de Emergência estabelecido pela Proposta de Emenda Constitucional aprovada pelo Congresso Nacional. Estamos trabalhando para que as famílias contempladas pelo Auxílio Brasil tenham acesso aos R$ 600 com a maior brevidade possível”, disse o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.

O vale-gás

O vale-gás nacional é um programa social de autoria do poder legislativo, com pagamento realizado pelo Governo Federal desde dezembro do ano passado. Nesse sentido, como o nome já indica, a ideia aqui é ajudar as pessoas na compra de um botijão de gás.

Em regra geral, os pagamentos do vale-gás nacional acontecem sempre a cada dois meses. Este ano, o Governo Federal ainda pretende liberar o dinheiro do benefício nos meses de agosto, outubro e dezembro.

Até o último mês de junho, o Ministério da Cidadania era obrigado a liberar sempre ao menos a metade do preço médio nacional de um botijão de gás. Na última liberação, por exemplo, os usuários receberam R$ 53.

Com a aprovação da PEC dos Benefícios, o cenário de pagamentos mudou. A partir de agora, o Governo precisa liberar sempre o valor completo. Dessa forma, a expectativa é de que o saldo do programa dobre já a partir de agosto.

Usuários

Atualmente, o Ministério da Cidadania indica que pouco mais de 5 milhões de pessoas estejam aptas ao recebimento do programa vale-gás nacional. Ao menos é o que indicam os números oficiais registrados ainda no mês de junho.

Dessa forma, a PEC dos Benefícios promulgada no Congresso Nacional não prevê a liberação de dinheiro para que o Governo insira mais pessoas no programa. Assim, é provável que o número total de usuários não se eleve muito neste segundo semestre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?