UPE divulga locais de prova da 3ª fase do SSA 2024

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou nesta segunda-feira, dia 30 de outubro, os locais de prova referentes à terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA2024. Desse modo, os inscritos para o SSA 3 já podem conferir onde realizarão o exame por meio do site de Processo de Ingresso.

Para consultar o seu local de prova, o estudante deverá fazer login no portal, usando o número de CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. De acordo com o edital, a aplicação acontecerá nos municípios para os quais há oferta de vagas.

Nesse sentido, haverá locais de prova nas seguintes cidades: Recife (capital do Estado), Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Surubim.

Provas do SSA 3

De acordo com o cronograma, a UPE aplicará as provas da 3ª fase do SSA 2024  nos dias 19 e 26 de novembro.  Em ambos os dias a aplicação será pela manhã, com início às 8h (horário de Brasília).

As provas da 3ª fase serão compostas por questões objetivas de múltipla escolha sobre os componentes curriculares do ensino médio. Nesse sentido, a avaliação abarcará conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Além disso, a UPE aplicará uma prova discursiva de redação em Língua Portuguesa. Na avaliação, a universidade apresentará a proposta de escrita de um texto do tipo dissertativo argumentativo sobre tema da atualidade.

De acordo com as orientações da universidade, os candidatos deverão chegar aos locais de prova com antecedência mínima de uma hora do horário de início. Além disso, os candidatos devem estar munidos de documento oficial com foto e caneta esferográfica fabricada em material transparente.

Lista de obras literárias

A UPE já divulgou a lista de obras literárias cuja leitura é recomendada para os participantes da 3ª etapa do SSA 2024. De acordo com o Manual do Candidato, os candidatos devem ler e estudar as seguintes obras:

  • A História de Bernarda Soledade” de Raimundo Carrero;
  • A Hora da Estrela, de Clarice Lispector;
  • Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto;
  • Vidas Secas, de Graciliano Ramos;
  • Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa;
  • A Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna.
A UPE já divulgou a concorrência completa do SSA 3, sendo os cursos de Medicina e Direito os mais concorridos. Imagem: UPE/ Divulgação
A UPE já divulgou a concorrência completa do SSA 3, sendo os cursos de Medicina e Direito os mais concorridos. Imagem: UPE/ Divulgação

SSA 2 e 3

De acordo com o cronograma do SSA 2024, as provas do SSA 1 e do SSA 2 estão marcadas para os dias 3 e 10 de dezembro, e serão no período da manhã e tarde, respectivamente. Os locais de provas dessas etapas ainda não foram divulgados.

As provas serão compostas a partir dos componentes curriculares do ensino médio, sendo a prova do SSA 1 referente aos assuntos do 1º ano do ensino médio, enquanto o SSA 2 será referente aos assuntos do 2º ano do ensino médio.

Vagas e resultados

A oferta de vagas do SSA contempla apenas os participantes da 3ª fase. O processo seletivo é seriado, de modo que apenas na 3ª etapa os candidatos concorrem às vagas ofertadas pela UPE, com a soma das notas obtidas nas três etapas.

De acordo com o edita, ao todo a UPE está ofertando 3.600 (três mil e seiscentas) vagas para o ingresso de novos alunos em 2024. As oportunidades estão distribuídas em 12 campi, sendo para 59 opções de cursos de graduação de diversas áreas. Do total das vagas ofertadas, 1.800 são para o SSA 2024, enquanto outras 1.800 serão ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A universidade ainda não informou a data de divulgação do resultado final do SSA 2024 ou do boletim de desempenho.

Acesse o site da UPE para mais informações.

Leia também Vestibular 2024: UEPA recebe inscrições para mais de 3,5 mil vagas em diversos cursos de graduação; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.