A Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou a alteração do programa de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). De acordo com a instituição, a mudança tem como objetivo adaptar o exame à proposta de reforma do novo ensino médio.
A UPE informou que irá realizar a mudança gradualmente, assim como prevê o cronograma do Ministério da Educação (MEC) para a implementação do novo ensino médio. Desse modo, a universidade iniciará a implementação do programa neste ano e concluirá no ano de 2024.
Com isso, os inscritos na primeira etapa da avaliação seriada neste ano serão os primeiros a fazer provas de acordo com o novo formato. Em 2023, a UPE realizará a manutenção da 1ª fase e implementação para todos os estudantes da 2ª fase. A implementação para a 3ª fase será feita em 2024, juntamente com a manutenção das 1ª e 2ª fases.
Conforme documento divulgado pela UPE, as provas da 1ª etapa (SSA I), do triênio 2022 – 2023 -2024, serão compostas por questões organizadas em quatro áreas de conhecimento. São elas:
O SSA é um programa de avaliação feito em três anos, durante o ensino médio do estudante. Desse modo, os SSA 1, 2 e 3 avaliam os 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, respectivamente.
No último ano, a universidade calcula a média obtida pelo estudante em todas as etapas e, por meio dessa nota, o candidato concorre a vagas nos cursos de graduação da instituição.
Acesse aqui o documento que detalha a nova formatação do SSA.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Vestibular 2022 da USP: Fuvest abre período de manifestação de interesse por vaga; saiba mais.