Universidade Para Todos recebe inscrições até o dia 22 de abril

O curso pré-vestibular gratuito do programa Universidade Para Todos (UPT) abriu nesta semana o período de inscrição para a formação das turmas de 2022. O programa tem como objetivo preparar jovens estudantes para provas de processos seletivos que dão acesso ao ensino superior.

O programa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia está ofertando 15 mil vagas para este ano. De acordo com o cronograma, os interessados devem realizar as inscrições até o dia 22 de abril. A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio do site do UPT

Segundo as diretrizes, podem concorrer às vagas do curso pré-vestibular UPT os estudantes que:

  • estão cursando o 3º ano do ensino médio nas redes estadual ou municipais;
  • estão cursando o 4º ano da educação profissional integrada ao ensino médio das redes estadual ou municipais;
  • são egressos do ensino médio das redes estadual ou municipais da Bahia;
  • concluíram o ensino médio por meio do Tempo de Aprender II, Tempo Formativo III, da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, do PROEJA Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até 2008, do exame supletivo ou Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2020.

Seleção

A classificação dos candidatos para o preenchimento das vagas será feita a partir do desempenho dos alunos no ensino médio. Desse modo, serão consideradas as médias das notas de Língua Portuguesa e Matemática, segundo estabelece o edital da seleção. 

Aulas e vagas

As aulas do programa serão ofertadas na modalidade presencial, com carga horária de 20h semanais. Os estudantes poderão acompanhar aulas sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia.

De acordo com o edital, o UPT conta com a parceria de cinco universidades: UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFRB. A oferta total para este ano é de 15 mil vagas. Conforme a tabela de vagas, são 10.100 oportunidades para a UNEB, 1.200 para a UEFS, 2.200 para a UESB,  750 para a UESC, e 750 para a UFRB.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UPE publicou as notas das 1ª e 2ª etapas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.