Unitins divulga período de inscrição do Vestibular TO Graduado 2024

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou o edital de abertura e o cronograma completo referente ao Vestibular TO Graduado 2024/1, que visa a seleção de novos alunos para ingresso em diversos cursos de graduação, com aulas na modalidade de ensino a distância (EaD).

O Vestibular TO Graduado consiste em um projeto inovador de expansão educacional, intitulado o Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica. O projeto busca promover a democratização do ensino superior na região.

De acordo com o edital, poderá inscrever-se o candidato que concluiu integralmente o terceiro ano do ensino médio. Veja a seguir como participar do processo seletivo!

Inscrições

Segundo o edital publicado pela Unitins, o período de inscrição para o Vestibular TO Graduado 2024/1 será do dia 12 de setembro ao dia 3 de outubro de 2023. Conforme as orientações do edital, a universidade receberá as inscrições exclusivamente de maneira virtual.

Portanto, para se inscrever, o estudante interessados deverá acessar o Portal da Unitins de Concursos e Seleções e realizar o preenchimento de formulário de inscrição que será disponibilizado a partir da próxima terça-feira (12).

No momento da inscrição, além dos dados pessoais e escolares, os candidatos deverão informar uma opção de curso de graduação. É também no ato da inscrição que o candidato deverá indicar se deseja participar do Vestibular em ampla concorrência ou através do sistema especial de reserva de vagas.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição, de modo que, para efetivar a inscrição, basta preencher e enviar todas as informações solicitadas no requerimento eletrônico.

Unitins
Campus da Unitins. Imagem: Divulgação

Provas do Vestibular TO Graduado 2024/1

Para fins de classificação dos inscritos, a Unitins aplicará uma prova de conhecimentos específicos. Serão 30 (trinta) questões divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa,  Matemática e Conhecimentos Gerais.

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular TO Graduado 2024 está marcada para o dia 19 de novembro (domingo).

Os locais de prova serão em Araguaçu, Arapoema, Campos Lindos, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo e Xambioá. O candidato deverá indicar, no momento da inscrição, uma dessas cidades para fazer as provas.

Segundo as orientações do edital, o candidato deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos. Alem disso, o candidato deverá apresentar documento de identificação original e válido com fotografia.

Oferta de vagas

Ainda conforme indicado no edital, a oferta total da Unitins é de 1.240 (mil duzentos e quarenta) vagas para o Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica – TO Graduado. O documento indica ainda que as oportunidades são para os seguintes cursos de graduação EAD:

  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Tecnologia em Gestão Pública;
  • Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes campi da Unitins: Araguaçu, Arapoema, Campos Lindos, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo e Xambioá.

A Unitins reserva metade das vagas desse vestibular de acordo com a Lei Estadual 3.458, de 17 de abril de 2019. Desse modo, 50% das oportunidades estão reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública, para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência.

Resultado

A Unitins vai liberar o gabarito preliminar no dia 20 de novembro. Os interessados poderão interpor recursos até o dia 21 seguinte. Já a divulgação do resultado definitivo do Vestibular TO Graduado 2024 será no dia 27 de novembro. Nessa data a Unitins deve publicar a lista de convocados em 1ª chamada e as orientações para as matrículas.

Acesse o edital e o cronograma do Vestibular TO Graduado para mais detalhes.

Leia também UFSC, IFSC e IFC abrem período de inscrição para o Vestibular Unificado 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.