UNILA recebe inscrições para Vestibular 2023 via Enem
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no Paraná, está com inscrições abertas para o Vestibular 2023 que visa o preenchimento de vagas remanescentes dos últimos processos seletivos da instituição. De acordo com o edital, as inscrições são gratuitas.
Conforme o cronograma do processo seletivo, a Unila receberá as inscrições até as 18h do dia 21 de maio de 2023, considerando o horário oficial de Brasília. Os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do site da universidade.
Para realizar o cadastro, os estudantes devem realizar o preenchimento do formulário de inscrição, informando os dados pessoais e os dados de escolaridade. Além disso, os candidatos podem indicar duas opções de curso.
Processo de seleção
Conforme estabelecido no edital, a classificação dos inscritos nesse Vestibular de vagas remanescentes será feita por meio do aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O edital estabelece ainda que a Unila aceitará os desempenhos das edições do exame realizadas nos últimos cinco anos, ou seja, de 2018 a 2022. Ainda conforme o edital, a Unila avaliará as notas obtidas nas quatro provas objetivas e também na prova de redação do Enem.
Os candidatos devem indicar no momento da inscrição qual edição do exame deseja usar para fins de classificação. É possível usar as notas de duas edições diferentes, sendo uma cada cada uma das opções de curso.
Nesse sentido, podem participar do processo candidatos que:
- Possuem o Ensino Médio completo;
- Tenham participado do Enem entre os anos 2018 e 2022;
- Não tenham obtido nota zero na prova de redação e em nenhuma das demais provas do Enem.
Habilidades específicas
Para a seleção para o curso de Música, o processo contará ainda com uma fase de realização de prova de habilidades específicas. Desse modo, os candidatos ao curso de Música deverão enviar vídeos para avaliação dos critérios.
A avaliação será composta da seguinte forma: formulário com carta de apresentação; e envio de vídeo (solo ou coletivo) com a apresentação de, pelo menos, três músicas completas de gêneros diferentes.
Oferta de vagas
Ainda de acordo com o edital, a oferta total da Unila é de 665 vagas para 26 opções de cursos de graduação de diversas áreas. As oportunidades visam o ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo de 2023. Conforme o calendário, as aulas estão previstas para começarem no dia 3 de julho.
Os cursos de graduação ofertados nesse Vestibular são os seguintes:
- Administração Pública e Políticas Públicas;
- Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana;
- Biotecnologia;
- Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina;
- Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química;
- Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento;
- Engenharia Civil de Infraestrutura;
- Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar;
- Engenharia de Energia;
- Engenharia de Materiais;
- Filosofia;
- Engenharia Física;
- Engenharia Química;
- Geografia (bacharelado e licenciatura);
- História;
- História – América Latina;
- Matemática;
- Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras;
- Mediação Cultural – Artes e Letras;
- Música;
- Química;
- Saúde Coletiva; e
- Serviço Social.
Resultados
De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado preliminar do Vestibular Unila 2023 via Enem está prevista para o dia 26 de maio. Conforme o edital, os interessados poderão interpor recursos no período de 27 a 30 de maio.
Já a publicação do resultado final, com a lista de classificados, está prevista para o dia 2 de junho. Na mesma data a Unila deve publicar a convocação de aprovados em 1ª chamada para as matrículas. A lista de documentos necessários para o registro eletrônico está disponível no edital.
Acesse o edital do vestibular na íntegra para mais detalhes.