Unicef tem podcast para ensinar cultura afro-brasileira - Notícias Concursos

Unicef tem podcast para ensinar cultura afro-brasileira

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) criou um podcast sobre a cultura afro-brasileira, com o objetivo de informar crianças de 3 a 8 anos. A ideia é que os conteúdos didáticos sobre a história e cultura afro-brasileira continuem chegando até os alunos dos ensinos infantil e fundamental, até os seus professores e familiares.

Desse modo, o Unicef disponibiliza o material de forma gratuita. Além disso, o podcast pode ser veiculado de forma gratuita por emissoras de rádio. É possível acessá-lo por meio do Spotify, no canal do YouTube e ainda no site da agência da ONU.

Podcast pensado para crianças

A proposta é de publicar até o fim deste ano 50 episódios com duração que varia de 20 a 30 minutos. Assim, o programa Deixa Que Eu Conto é apresentado como um espaço para “ouvir histórias, brincar, aprender e se divertir”. A apresentação é das contadoras de histórias Carol Levy e Kiara Terra.

Com foco no desenvolvimento infantil, o projeto visa atender as crianças e as famílias no cenário de isolamento social por meio de diversos conteúdos. Nesses conteúdos estão inclusos conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira. Desse modo, os conteúdos estão de acordo com as Diretrizes Nacionais da Educação Infantil e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil.

Nesse sentido, Mafuane Oliveira, educadora e uma das cinco roteiristas, afirma que o material “oportuniza o contato com outras narrativas não euro-centradas”. Conforme a roteirista, o programa é uma forma de ensinar as crianças de uma forma lúdica. Desse modo, leva as crianças a aprenderem a história e a cultura do Brasil ao mesmo tempo em que as diverte.

Para a oficial de educação do Unicef, Julia Ribeiro, a educação pode ser forte no combate ao racismo. Para ela, as crianças negras podem se sentir representadas com o podcast sobre a cultura afro-brasileira. Além disso, é uma forma de “as crianças não negras verem seus colegas ocupando esse espaço”.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

As informações são da Agência Brasil.

Veja também 5 livros para ler no mês da Consciência Negra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?