Unicamp e UFSCar informam período de inscrição do Vestibular Indígena 2023

A Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgaram o período de inscrição do Vestibular Indígena 2023. De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas entre os dias 1º e 30 de novembro de 2022. 

Os interessados poderão se inscrever online, por meio do site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares). Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, um em cada universidade.

Conforme divulgado pela Comvest, tanto as inscrições como a prova serão feitas de forma conjunta para as duas universidades, que unificaram a seleção. As vagas ofertadas para 2023 por cada instituição serão informadas através da publicação dos Editais, que deve ser feita em breve.

Provas

A aplicação das provas do Vestibular Indígena 2023 está prevista para o dia 22 de janeiro de 2023. Os locais de prova serão nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

Ainda segundo a Comvest, a avaliação será em Língua Portuguesa e será composta por uma redação e por questões de múltipla escolha:

  • Linguagens e códigos (14 questões);
  • Ciências da Natureza (12 questões);
  • Matemática (12 questões);
  • Ciências Humanas (12 questões);
  • Redação em Língua Portuguesa.

A Comissão informou ainda que, além da prova geral, os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música. 

Comprovação

O Vestibular Indígena 2023 é exclusivo para candidatos que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro. Portanto, os candidatos devem comprovar essa condição por meio da documentação especificada no Edital. Será necessário apresentar os documentos no dia da prova do vestibular.

Além disso, também é pré-requisito que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino.

Veja mais informações na página do vestibular.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFJF divulga nova reclassificação do Pism e SiSU para o 2º semestre de 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.