Unicamp de Portas Abertas 2023 recebe inscrições

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já abriu o período de inscrição para a 18ª edição do programa Unicamp de Portas Abertas. O programa tem como objetivo promover visitas aos campi da Unicamp para que estudantes da educação básica conheçam as faculdades e institutos.

De acordo com as orientações do UPA, as inscrições dos estudantes interessados deverão ser feitas pela escola responsável. O procedimento deve ser feito de forma virtual, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do programa. Podem inscrever seus alunos escolas e institutos das redes pública e privada.

Ainda conforme as orientações do programa, no momento do cadastro dos estudantes, as escolas deverão informar o nome do responsável e a quantidade de estudantes que farão a visita guiada. Por meio do contato informado, a Unicamp dará informações importantes e recomendações para a visita à UPA, além de conteúdos especiais direcionados aos estudantes.

Evento será em agosto

Neste ano, o tema da UPA é “A Educação Transforma”. De acordo com a instituição, o objetivo é estimular os visitantes a refletirem sobre as diversas formas com que a educação, em seus diferentes âmbitos e modalidades, tem o poder de transformar as pessoas e a sociedade.

Conforme calendário da universidade, o evento está marcado para o dia 19 de agosto, das 9h às 17h (horário de Brasília) e acontecerá no campus Barão Geraldo, em Campinas. A entrada é gratuita.

No evento, os estudantes poderão participar de visitas guiadas pelas faculdades e institutos da Unicamp. Desse modo, os alunos poderão conhecer laboratórios, centros de pesquisa, bibliotecas e outros espaços que compõem a vida universitária. O programa promoverá palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades lúdicas e jogos sobre temas variados. Alem disso, na 18º edição da UPA, serão apresentados aos estudantes visitantes os serviços ofertados pela universidade a sua comunidade discente e orientações sobre o Vestibular 2024 para ingresso nos cursos da Unicamp.

Na última edição do programa cerca de 32 mil estudantes participaram do evento. A expectativa é de que esse ano o número de participantes seja maior.

Vestibular Unicamp 2023

A Unicamp é uma das principais instituições públicas de ensino superior do Estado de São Paulo. O Vestibular realizado pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) é a principal forma de ingresso nos cursos de graduação da Unicamp.

A Comvest já divulgou as principais datas do Vestibular 2024. De acordo com o cronograma, o período de inscrição será do dia 31 de julho até o dia 31 de agosto de 2023. As inscrições deverão ser feitas virtualmente e serão confirmadas mediante o pagamento da taxa de inscrição.

A Unicamp já abriu o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição. Após prorrogação do prazo, os interessados poderão solicitar o benefício até 19 de junho. Poderão solicitar o benefício estudantes que são membros de famílias de baixa renda, estudantes de escolas públicas ou particulares  (como bolsistas) e funcionários da Unicamp. Veja aqui como solicitar a isenção.

Conforme o calendário, a aplicação da 1ª fase está prevista para o dia 29 de outubro de 2023, enquanto as provas da 2ª fase está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro de 2023. A aplicação das provas de habilidades específicas está marcada para os dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2023.

Cronograma do Vestibular Unicamp 2024

  • Pedidos de isenção de taxa de inscrição: de 15 de maio a 19 de junho;
  • Resultado dos pedidos de isenção de taxa: 28 de julho;
  • Período de inscrição: de 31 de julho a 31 de agosto;
  • Aplicação da 1ª fase: 29 de outubro;
  • Aplicação da 2ª fase: 3 e 4 de dezembro;
  • Provas de habilidades específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança): 7 a 9 de dezembro.

Acesse o site da Comvest para mais detalhes.

Leia também Inep abre período de inscrição para o ENEM 2023 nesta segunda-feira (5); veja como se inscrever.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.