Unicamp: colégios técnicos de Campinas e Limeira mudam processo seletivo

Em vez da tradicional prova, o critério para ingresso nas unidades será a análise do histórico escolar

A pandemia do novo coronavírus fez a Unicamp alterar neste ano o formato dos processos de seleção dos dois colégios técnicos mantidos pela universidade estadual – o Cotuca, de Campinas (SP), e o Cotil, em Limeira (SP). Em vez da tradicional prova, o critério para ingresso nas unidades será a análise do histórico escolar.

Diretora executiva de ensino pré-universitário da Unicamp, Teresa Celina Meloni Rosa conta que a mudança foi bastante discutida e tornou-se necessária diante das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar aglomerações e reforçar o isolamento.

De acordo com Teresa, os critérios para a seleção serão os já utilizados em todas as unidades do Instituto Federal. “Optamos por usar uma metodologia, que é aplicada há três anos. A experiência mostra que funciona, seleciona os melhores alunos”, afirma.

Apesar da alteração no formato, que a diretora garante ser de forma excepcional, uma vez que a prova deve retornar em 2021, as unidades não terão mudanças no número de vagas oferecidas.

  • Cotil:600 vagas
  • Cotuca: 680 vagas de cursos técnicos e 140 para especializações de nível médio

Os editais para os processos seletivos do Cotuca e do Cotil estão em fase de elaboração, e devem ser publicados até setembro.

Por conta da pandemia, as turmas atuais dos colégios técnicos estão realizando as aulas de forma on-line. Teresa Celina Meloni Rosa destaca a ação da Unicamp em proporcionar computadores, tablets e chips de internet aos estudantes para a sequência do ano letivo.

Segundo a diretora, a dificuldade atual está em relação as aulas laboratoriais, que só podem ser realizadas presencialmente e serão repostas, mas dentro de novos critérios com redução de capacidade e distanciamento dos alunos. Informações do G1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.