Unespar encerra prazo para pedidos de isenção do Vestibular 2023 para cursos de Loanda

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) encerra nesta segunda-feira, dia 15 de maio, o prazo para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2023 para os novos cursos tecnólogos ofertados na unidade da cidade de Loanda.

De acordo com as orientações da instituição, os pedidos de isenção poderão ser feitos de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível nos site da Unespar.

Conforme o edital do processo seletivo, terá direito à gratuidade na inscrição o candidato que for:

  • Inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e no Sistema de Isenção de Taxas de Concurso (Sistc) do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS);
  • Doador de sangue ou de medula óssea, em conformidade a Lei 20310/2020;
  • Servidor da Unespar que ganhe até três salários mínimos e que não concluiu curso superior.

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado da isenção, com a homologação das inscrições que receberão isenção, está prevista para o dia 17 de maio, próxima quarta-feira. 

Vestibular 2023

O processo seletivo visa a seleção de novos alunos para ingresso no 2º semestre de 2023 nos três novos cursos tecnólogos vinculados ao campus de Paranavaí:

  • Agroecologia;
  • Gestão de Produção Industrial;
  • Gestão do Turismo.

Os cursos serão ofertados no período noturno, sendo 40 vagas para cada um deles. As atividades acadêmicas serão realizadas na antiga Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor), em Loanda.

Inscrições abertas

O período de inscrição para esse processo seletivo já está aberto. De acordo com a Unespar, os interessados poderão se inscrever até as 23h59 do dia 21 de maio de 2023.

O procedimento de inscrição deverá ser feito exclusivamente on-line, por meio do site da Unespar. Veja a seguir o passo a passo para se inscrever:

  • a) Ler o Edital do Concurso Vestibular, para conhecimento e ciência de todos os termos e normas do processo;
  • b) Optar por concorrer em Vagas de Ampla Concorrência (concorrência universal) ou em vagas do Sistema de Cotas.
  • c) Optar por um curso de seu interesse;
  • d) Preencher todas as informações solicitadas na ficha de inscrição;
  • e) Preencher o questionário socioeducacional;
  • f) Pagar o boleto da Taxa de Inscrição.

Os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 22 de maio. De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais).

Provas

De acordo com o indicado no edital, o processo de seleção se dará em apenas uma única fase. O edital estabelece ainda que a aplicação das provas está marcada para o dia 4 de junho de 2023. A avaliação consistirá em uma Prova de Redação em Língua Portuguesa.

Os candidatos poderão consultar o ensalamento a partir do dia 31 de maio, data de divulgação do local e horário de aplicação da Prova de Redação.

Oferta de vagas

A oferta total da Unespar é 120 vagas, sendo 40 para cada um dos três novos cursos tecnólogos de Loanda. A universidade reserva 50% do total das vagas de acordo com o Sistema de Cotas, com a seguinte distribuição:

  • 25% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
  • 20% para candidatos pretos ou pardos, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
  • 5% para candidatos com deficiência que concluíram o Ensino Médio, independente do percurso de formação, público ou privado.

Resultado

De acordo com o cronograma, a Unespar vai publicar o resultado final do Vestibular, com a lista de aprovados em 1ª chamada, no dia 21 de junho de 2023.

Os convocados deverão realizar as matrículas nos dias 5 e 6 de julho, com a entrega dos documentos necessários para o registro acadêmico.

Veja detalhes no site da Unespar.

Leia também Uerj divulga CCI com os locais de prova do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.