Unesp divulga Manual do Candidato do Vestibular 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou nesta quinta-feira (24) o Manual do Candidato referente ao Vestibular 2023. O documento informa o número de vagas, as principais datas do processo seletivo e demais informações. 

De acordo com o Manual do Candidato, a oferta total da Unesp será de 7.680 vagas. Dentre as vagas ofertadas, 3.826 são para o Sistema Universal, ou seja, para a seleção em ampla concorrência.

Outras 3.854 vagas são para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), sendo 1.358 vagas reservadas para os candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos  ou Indígenas (SRVEBP + PPI).

As vagas ofertadas são para os campi de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

Inscrições e isenção

O período de inscrição para o Vestibular 2023 será de 5 de setembro a 10 de outubro. Os interessados deverão se inscrever por meio do site da Fundação Vunesp.  

Os candidatos inscritos no CadÚnico ou que possam comprovar que são membros de famílias de baixa renda e que estejam matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular poderão solicitar isenção ou redução de taxa de inscrição. As solicitações serão recebidas no período de 29 de agosto a 4 de setembro.

Seleção

O Manual do Candidato estabelece ainda que a seleção será feita em duas fases. Os locais de prova da 1ª fase serão informados no dia 4 de novembro. A aplicação das provas da 1ª fase será em 15 de novembro. Nesta etapa os candidatos responderão a questões objetivas sobre assuntos do ensino médio.

A consulta aos locais de prova da 2ª fase será liberada em 5 de dezembro, enquanto as provas serão aplicadas no dia 19 de dezembro. A avaliação da 2ª fase será composta por questões discursivas sobre assuntos que variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato. 

A publicação do resultado final está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2023. Na mesma data, a Unesp deve divulgar as orientações para as matrículas dos aprovados em 1ª chamada.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFU cancela provas e informa que vai reaplicar 1ª fase do Vestibular 2022/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.