A aplicação das provas da 1ª fase do Vestibular 2021 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) acontece nos próximos dias 30 e 31 de janeiro, sábado e domingo. De acordo com a Unesp, os portões de acesso aos locais de prova fecharão às 14h. Ao todo, a oferta da Unesp para o Vestibular 2021 é de 7.630 vagas em cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento.
Mesmo em meio à pandemia da covid-19, a seleção será por meio de provas presenciais. Assim, a nota final do candidato que passar pelas duas fases e pela prova de habilidades específicas de alguns cursos é calculada pela média aritmética de todas as provas.
Vestibular 2021 tem uso obrigatório de máscaras
Além de determinar como obrigatório o uso de máscaras de proteção respiratória, a Fundação Vunesp limitou a lotação das salas a 35% da capacidade total. O objetivo é garantir o distanciamento social entre os candidatos, como medida sanitária contra a pandemia. Por isso, a Vunesp precisou ampliar o número de salas. De acordo com Antonio Nivaldo Hespanhol, diretor-presidente da fundação, a ampliação foi de 166% no número de salas em comparação com 2020. Serão 5.228 salas em 2021, contra 1.989 no vestibular do ano passado.
A 1ª fase conta com uma prova de conhecimentos gerais, com 90 questões objetivas. Assim, no dia 31 farão as provas apenas os inscritos em cursos da área de biológicas. No segundo, é a vez de quem se inscreveu para cursos das áreas de exatas e humanidades. De acordo com o edital, o candidato poderá deixar o local após três horas de prova.
De acordo com o Manual do Candidato, é preciso levar documento oficial com foto no dia de aplicação das provas. Além disso, é vedado o uso de aparelhos como celulares e relógios. Os candidatos devem levar caneta de tinta preta e régua transparente.
A 2ª fase ocorrerá no dia 28 de fevereiro. Os resultados estão previstos para o dia 19 de março.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!
Leia ainda O Ministério da Educação abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.